Sesc tem programação para idosos a partir de quinta, 4

Como parte de sua programação voltada ao trabalho social aos idosos, o Sesc Guarulhos colocará à disposição deste público, em julho, uma programação especial com oficinas criativas englobando quatro linguagens artísticas diferentes: Teatro, Música, Cinema e Circo. Vale ressaltar que as atividades são inteiramente gratuitas. A seguir detalhes da programação dedicada aos idosos.

SESC GUARULHOS – PROGRAMAÇÃO IDOSOS – JULHO

Música e expressão – Prática de conjunto

Curso processual de música para idosos, realizado por meio de ensaios semanais, cujo repertório pode ser temático ou com foco a um compositor/artista, elaborado em conjunto com os participantes. Com Fábio Tagilaferri. 20 vagas. Inscrições na Central de atendimento. Grátis. Sala 4 – Auditório. De 4 a 25/7, quintas, às 15h30

Criação de documentário com imagens de arquivo

Essa oficina vai trabalhar com as imagens do acervo particular de cada participante, sejam elas, fotografias, filmes ou vídeos.  Podem ser registros de viagens, festas de aniversário, casamentos, passeios, carnavais, ruas da cidade, qualquer assunto ou qualquer tema de um passado longínquo ou de um passado recente. O objetivo é provocar a arte de contar histórias por meio dessas imagens e o grande desafio é transformar essas histórias pessoais em histórias universais.

A oficina é aberta a qualquer pessoa interessada em memória e audiovisual. Como resultado final cada participante realizará um filme de até 1 minuto. Vale ressaltar que toda criação será realizada em sala de aula, inclusive a montagem, numa oficina em que o processo criativo é coletivo. Com Mônica Simões, fotógrafa, cineasta, roteirista e artista plástica. 30 vagas. Inscrições antecipadas na central de atendimento. Grátis. Sala 3. Dia 10/7, quartas, às 9h

Teatro – Narrativa pessoal e dramaturgias do corpo

A oficina introdutória em teatro tem como princípio perceber possibilidades corporais, estéticas e poéticas de acontecimentos triviais do cotidiano ou de memórias trazidas pelos participantes. Os depoimentos servirão de material para a criação das cenas. Por meio de jogos de improvisação e experimentações corporais e vocais, pretende-se apresentar os princípios para a criação em teatro, a imaginação e a ação-física, visando compreender melhor esta linguagem e promover a saúde e a qualidade de vida. Serão apresentadas ferramentas para a composição de cenas curtas, em pequenos grupos e/ou coletivas.

O objetivo com a atividade é proporcionar uma prática corporal para o bem-estar incluindo capacidades criativas e expressivas, além de fazer os participantes entrarem em contato com as lembranças e acontecimentos extraídos da realidade para dar importância ao olhar de cada um para a própria vida e para a percepção do entorno. Com jogos e dinâmicas em grupo, o público poderá experimentar as possibilidades expressivas do corpo e da voz e compor esquetes curtas a partir dos depoimentos e narrativas pessoais e cenas coletivas feitas das composições em coro. 20 vagas. Inscrições antecipadas na central de atendimento. Grátis Sala 3. Dia 16/7, terças, às 10h

Práticas circenses 60+

Série de vivências de práticas circenses, tais como malabarismo com lenços de tule, aros e bolas; manipulação e equilíbrio do prato chinês, bastões e de penas de pavão; estudo, criação e experimentação de maquiagem de palhaço; aprendizado e prática de canções tradicionais do circo brasileiro, entre outras, para que os participantes aprendam novas habilidades enquanto se divertem, conhecendo um pouco mais do mundo do circo e explorando as possibilidades diversas do corpo.

A oficina tem como objetivo proporcionar uma vivência em práticas circenses, em que os participantes aprenderão, de forma lúdica e divertida, os fundamentos de algumas modalidades circenses como malabarismo, manipulação e equilíbrio de objetos e palhaçaria. Nas atividades propostas serão utilizados recursos e adaptações necessárias para atender às necessidades e capacidades dos participantes.Com Thiago Salles, artista circense e professor de educação física. 20 vagas. Inscrições antecipadas na Central de atendimento. Grátis. Sala 3. De 16/7 a 13/8, terças, às 15h

SESC GUARULHOS

Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP

Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, das 9h às 20h e domingos e feriados, das 9h às 18h.

Telefone: (11) 2475-5550

Como Chegar:

Ônibus: Quatro linhas passam na rua do Sesc Guarulhos: 233 Cocaia/Cidade Satélite de Cumbica; 356 B Circular Saúde (via Tiradentes); 356 A Circular Saúde (via Taboão); 278 Osasco (Centro) – Guarulhos (Term. Urb. Guarulhos). Outras 15 linhas de ônibus passam na Av. Monteiro Lobato, a 300 metros do Sesc. A 900 metros, fica o Terminal de Ônibus Cecap – de lá, são 12 minutos a pé.

Trem: Na Linha 13 (Jade) da CPTM, a Estação Guarulhos CECAP está a 2 km da unidade – são 24 minutos de caminhada, 18 minutos de ônibus ou 5 minutos de carro.

Redes sociais:

facebook.com/sescguarulhos

twitter.com/sescguarulhos

instagram.com/sescguarulhos.

Site: www.sescsp.org.br/guarulhos