“O povo negro e sua ancestralidade africana” será tema de atividades gratuitas no Sesc em Julho

Durante o mês de julho, o Sesc Guarulhos, dentro de sua linha programática voltada para Ações para a Cidadania, terá uma série de atividades dedicados ao povo negro e sua ancestralidade africana. No dia 05 de julho, a partir das 19h, a unidade recebe a performance poético-musical “Ritmos, Palavras e Diásporas Africanas”, com a participação do cantor congolês e santomense Yannick Delass, do poeta declamador angolano Ermi Panzo e do percussionista da Martinica Boris Reine-Adélaïde.

Já no dia 19 de julho, é a vez do encontro Xirê dos Saberes: Encontro de Rainhas, com a participação de nomes como Leci Brandão (cantora, compositora, atriz e política), Ivi Mesquita(Rainha do carnaval de São Paulo, musa da Escola de Samba Vai Vai, e empresária), Monna Brutal (Rapper da periferia de Guarulhos), Vânia Oliveira (Rainha Malê Debalê) e Bel Santos(educadora social, graduada em ciências/matemática e mestranda em turismo).

SESC GUARULHOS – AÇÕES PARA A CIDADANIA – JULHO

Ritmos, Palavras e Diásporas Africanas

Dia 5/7, sexta, às 19h

Apresentação que traz a poesia angolana, a música congolesa, os ritmos da Martinica e a ancestralidade africana por meio de palavras faladas e cantadas em português, línguas africanas (kikongo e lingala), francês e espanhol.

A performance poético-musical é entremeada por bate-papo sobre migrações, Direitos Humanos e Diversidade Cultural. Com Yannick Delass, cantor congolês e santomense; Ermi Panzo, poeta declamador angolano e Boris Reine-Adélaïde, percussionista da Martinica. Sala 4 – Auditório. Livre. 90 pessoas. Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Xirê dos Saberes: Encontro de Rainhas

Dia 19/7, sexta, às 19h30

Ciclo de encontros que envolvem diferentes pontos de partidas na busca da sensibilização sobre realidades do povo negro, de conhecimentos e reconhecimentos, partindo da troca de saberes ancestrais negro. Xirê tem o sentido de roda, de dança, de movimento. É um espaço de fortalecimento, conexões, é garantir o lugar de fala e possibilitar o exercício de escuta. Encontro com deusas, mães, mestras, artistas, sacerdotisas, rainhas que ocupam lugares de poder, de representatividade e que abrem caminhos a partir de suas histórias e memórias.

Com Leci Brandão (cantora, compositora, atriz e política), Ivi Mesquita (Rainha do carnaval de São Paulo, musa da Escola de Samba Vai Vai, e empresária), Monna Brutal (Rapper da periferia de Guarulhos), Vânia Oliveira (Rainha Malê Debalê) e Bel Santos (educadora social, graduada em ciências/matemática e mestranda em turismo). Praça de Convivência

SESC GUARULHOS

Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP

Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, das 9h às 20h e domingos e feriados, das 9h às 18h.

Telefone: (11) 2475-5550

Como Chegar:

Ônibus: Quatro linhas passam na rua do Sesc Guarulhos: 233 Cocaia/Cidade Satélite de Cumbica; 356 B Circular Saúde (via Tiradentes); 356 A Circular Saúde (via Taboão); 278 Osasco (Centro) – Guarulhos (Term. Urb. Guarulhos). Outras 15 linhas de ônibus passam na Av. Monteiro Lobato, a 300 metros do Sesc. A 900 metros, fica o Terminal de Ônibus CECAP – de lá, são 12 minutos a pé.

Trem: Na Linha 13 (Jade) da CPTM, a Estação Guarulhos CECAP está a 2 km da unidade – são 24 minutos de caminhada, 18 minutos de ônibus ou 5 minutos de carro.