Sesc tem programação especial gratuita no espaço de brincar em Julho

Durante as férias de julho, o Sesc Guarulhos terá uma extensa programação em seu Espaço de Brincar. Destinado a crianças de 0 a 6 anos (que podem estar acompanhadas por seus adultos de referência), profissionais e demais interessados na temática da Primeira Infância, o espaço tem como objetivo a valorização do brincar como elemento fundamental da cultura da infância.

Entre os dias 06 e 28 de julho, os visitantes poderão participar de atividades como oficinas criativas e brincadeiras, além de assistir ao espetáculo “Rascunho – Bubula” – especialmente criado para crianças com até três anos de idade – sempre com entrada gratuita, também no feriado de 09/07. A programação completa do Espaço de Brincar segue abaixo.

SESC GUARULHOS – PROGRAMAÇÃO DO ESPAÇO DE BRINCAR – JULHO

Ateliê experimental: construção de tambor (alfaia)

Tambor é um instrumento ancestral utilizado por grupos de pessoas para festejos, rituais, brincadeiras, etc. Nesta oficina, construiremos um tambor de verdade! É chamado de alfaia, ou um tipo de caixa, utilizado em manifestações populares brasileiras, como Coco de Roda e Maracatu, originários do Recife, Nordeste brasileiro. E um tambor de verdade tem que ter um som de verdade, concorda? É isso que queremos proporcionar aos participantes. Que vivenciem a cultura através da brincadeira ao batucar o tambor feito pelas próprias mãos! 15 vagas por dia. Para crianças de 2 a 6 anos acompanhadas de um ou até dois adultos responsáveis. Livre. 10 pessoas. Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

De 6 a 27/7, sábados, às 10h

Brincadeiras à Brasileira: Rodas cantadas e dançadas

A vivência atravessa o espaço com música e movimento à partir da Cultura Popular Brasileira. Aqui os participantes são convidados a experienciar um contato prático com as brincadeiras e cantigas do Brasil. A infância em roda, mistura-se aos diversos toques, ritmos, pulsos e danças brasileiras. O imaginário é convocado a passear pelos cantos do Brasil: natureza, lua, terra, mar, areia e sol. Por onde caminharemos? Serão côcos e cacuriás, cirandas e versos, além de saias que giram pra lá e pra cá. Vem, entre nessa roda e façamos juntos uma bela festa de cores, contos e encantos. Livre. 40 pessoas. Grátis – Sem retirada de ingressos.

De 6 a 27/7, sábados, às 14h

Bichos e meios de transporte

Atividade de construção de brinquedos feitos com madeira. A atividade busca estimular a ludicidade, criatividade, autonomia e convívio da criança com o adulto por meio da prática da marcenaria. As duplas (crianças e adultos responsáveis) irão “colocar a mão na massa”, criar e confeccionar seu brinquedo utilizando pedaços de madeira e as técnicas básicas da marcenaria. Livre. 40 pessoas. Grátis – Sem retirada de ingressos.

De 7 a 28/7, domingos, às 10h

Livro desmontável

Num ambiente repleto de tecidos com as mais diversas texturas, cores, estampas e tamanhos, os participantes desta oficina serão instigados a montar seu próprio livro de recortes. Um furo aqui, uma amarração acolá e no final uma, ou muitas histórias surgem a partir do que foi criado. Quer fazer tudo diferente? É só desmontar seu livro e recomeçar a brincadeira. Livre. 40 pessoas. Grátis – Sem retirada de ingressos.

Dias 7 e 21/7, domingos, às 14h

Rascunho – Bubuia

Espetáculo para bebês e crianças até três anos de idade inspirado no conto “A Terceira Margem do Rio”, de Guimarães Rosa. A palavra é substituída pela poesia dos objetos, das águas, dos sons, dos olhares e dos movimentos. Em cena, objetos ressignificados, corpos, sons, margens e poesias visuais constroem um rio de informações. Em um experimento coberto de sutileza, em que o tempo parece

dilatado, as atrizes trabalham com as águas e com o ar, alcançando sentidos e efeitos – semântica e dramaturgicamente – mais potentes que os de mera paisagem.

Sala 3. Livre. 25 pessoas. Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Dia 9/7, terça, às 11h

Dia 9/7, terça, às 15h

Cabanas bacanudas, Histórias cabanudas

Lençóis coloridos, tapetes, prendedores de roupas e algumas almofadas são suficientes para criarem muitos universos. Sim, estamos falando das imbatíveis cabaninhas. Quem já foi criança sente saudades, quem ainda é está sempre pronto para curtir um ótimo acampamento na sala, no quarto ou no quintal. Nas cabanas construidas no Espaço de Brincar ainda haverá um detalhe importantíssimo: histórias cabanudas e bacanudas contadas por contadores de histórias. Serão 3 cabanas, cada cabana com um contador, cada contador com três curtas histórias na manga. As visitas serão recebidas família por família, num clima de aconchego e descontração. Livre. 40 pessoas. Grátis – Sem retirada de ingressos.

Dias 14 e 28/7, domingos, às 14h

SESC GUARULHOS

Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP

Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, das 9h às 20h e domingos e feriados, das 9h às 18h.

Telefone: (11) 2475-5550

Como Chegar:

Ônibus: Quatro linhas passam na rua do Sesc Guarulhos: 233 Cocaia/Cidade Satélite de Cumbica; 356 B Circular Saúde (via Tiradentes); 356 A Circular Saúde (via Taboão); 278 Osasco (Centro) – Guarulhos (Term. Urb. Guarulhos). Outras 15 linhas de ônibus passam na Av. Monteiro Lobato, a 300 metros do Sesc. A 900 metros, fica o Terminal de Ônibus CECAP – de lá, são 12 minutos a pé.

Trem: Na Linha 13 (Jade) da CPTM, a Estação Guarulhos CECAP está a 2 km da unidade – são 24 minutos de caminhada, 18 minutos de ônibus ou 5 minutos de carro.