Grupo Soul Alegria faz visita ao Hospital Carlos Chagas

Clerson Pacheco - dr. Miojo e Regina Ferraz - drª Bisnaguinha Estrela - Foto: Divulgação

O Soul da Alegria, grupo que nasceu em 2011, com apenas um palhaço, Clerson Pacheco (dr. Miojo), no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), na Capital, estará em Guarulhos, no Hospital Carlos Chagas, nos dias 31 de julho e 28 de agosto, das 12h às 15h30 em ambas as visitas.

A partir do sonho de transformar unidades hospitalares em lugares mais hospitaleiros, o grupo atualmente está inserido em 12 unidades nas cidades de São Paulo e Piracicaba, com mais de 90 voluntários ativos.

O Soul Alegria é um negócio social (não é uma ONG), ou seja, atua de forma totalmente independente e profissional, propagando a sensibilização do ambiente hospitalar e empresarial por meio da arte e também de ações voluntárias.

“A intenção do Soul Alegria é fazer as pessoas redescobrirem a cidadania, o amor, o respeito, o carinho e, claro, a alegria”, diz um dos voluntários.

Desde 2014 o grupo ministra o Curso Livre de Formação de Palhaços, cujo objetivo é desperta nos alunos, das mais diversas áreas, um olhar mais atento para o ser humano, velhas e novas formas de comunicação, num mundo em que as pessoas vivem cada vez mais conectadas à internet e mais distantes fisicamente de outros seres humanos. A ideia é reensinar o prazer de um bom abraço, de uma gentileza gratuita, ou de um simples olhar nos olhos.

O trabalho do Soul Alegria é mantido por meio de palestras motivacionais, cursos, workshops interativos e intervenções lúdicas em empresas, faculdades e hospitais, cujo recurso é revertido para manter as atividades do grupo.

Não acreditamos que o sorriso seja o melhor remédio, mas acreditamos que o caminho até ele seja uma estratégia bem pensada, direcionada e feita com o coração!

Entre 2017 e 2018 o grupo impactou mais de 65 mil pessoas, em cerca de 900 eventos e visitas.

Unidades visitadas

  • Hospital BP de São Paulo (Vergueiro)
  • Instituto Dante Pazzanese (V. Mariana)
  • Hospital do Servidor Público Municipal (Vergueiro)
  • Hospital Regional Sul (Santo Amaro)
  • Hospital do Rim (Vila Clementino)
  • AACD (Ibirapuera)
  • Casa Geriátrica Santa Madalena (Mooca)
  • Hospital Ipiranga (Ipiranga)
  • A. C. Camargo Cancer Center (Vergueiro)
  • HFCP (Piracicaba/SP)
  • Lar dos Velhinhos (Piracicaba/SP)
  •  Hospital Carlos Chagas (Guarulhos/SP).

A atividade dos palhaços

O trabalho do Soul Alegria nos hospitais é continuado e acontece o ano inteiro, com uma organização muito elogiada pelas unidades de saúde. Uma dupla ou trio de palhaços do grupo realiza visitas animadas quinzenais, levando esperança, carinho e acolhimento para pacientes adultos, idosos e principalmente para os profissionais da saúde, que vivenciam de perto a ansiedade de uma internação. “Nós também cuidamos do cuidador”, afirma um dos voluntários.

Entre as técnicas utilizadas nas visitas estão a ludicidade, o relacionamento interpessoal e a abordagem centrada na pessoa. O grupo procura desenvolver a qualidade de vida e o bem estar de todos os envolvidos em uma internação. Nossas atividades são baseadas sempre no bom senso que o palhaço precisa ter em um ambiente hospitalar.

Contatos

(11) 98658-9800 e (11) 2371-8225; e-mail: contato@soulalegria.com.br