Visando a economizar recursos e aumentar a segurança para motoristas, motociclistas e pedestres, a Prefeitura de Guarulhos começou a fazer a substituição das lâmpadas incandescentes pelas do tipo LED nos semáforos da cidade. A tecnologia LED oferece maior potência de iluminação, com cores mais intensas e maior grau de visibilidade, além de reduzir o consumo de energia elétrica.
Um dos locais beneficiados por essa proposta é a praça IV Centenário, principal entrada e saída da cidade, que já recebeu a nova tecnologia de iluminação em seus semáforos. Outros 30 cruzamentos do município, o que representa 967 novas instalações, também já contam as lâmpadas LED. A troca é feita pela equipe semafórica da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU).
De acordo com estudos, enquanto uma lâmpada incandescente de 60 watts gasta, em média, R$ 61 por ano, uma LED de 7 watts (potência equivalente) consome R$ 41. Já o gasto de energia elétrica é reduzido em até 85%, o que atende à necessidade de poupar eletricidade para a preservação do meio ambiente.