Envelhecimento ativo mobiliza a saúde em Guarulhos em setembro

Atividade de Saúde - Terapia Lian Gong, no Parque Fracalanza - Foto: Fabio Nunes Teixeira

Para celebrar o Dia Nacional do Idoso (27 de setembro) Guarulhos terá um mês inteiro com extensa programação para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. “O envelhecimento ativo: Uma política de saúde!” é o tema que será trabalhado em todos os serviços da Rede Municipal de Saúde até o final deste Setembro Verde do Programa Movimenta Saúde, que é dedicado à população idosa.

Embora as ações para a promoção do envelhecimento ativo nas unidades de Saúde tenham iniciado nesta segunda-feira (2), a abertura oficial do Setembro Verde será na quinta-feira (5) no salão de artes do Adamastor Centro. Aberta a todos os interessados, a solenidade, que será realizada das 8h30 às 12h, contará com palestras e apresentação de experiências bem-sucedidas desenvolvidas com a população idosa nos serviço da rede em todo o município.

Após a recepção e um café de boas-vindas, a primeira palestra do dia começará às 9h30 com o tema “Senescência x Senilidade: a importância do exercício físico para um envelhecimento saudável!” e será ministrada pelo educador físico do Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi), Gilberto de Almeida. A médica Lissa Lansky, gerontóloga do Centro de Referência ao Idoso Norte – SP, será a próxima palestrante a abordar o tópico central do Setembro Verde: “O envelhecimento ativo: uma política de saúde!”.

Na sequência, a partir das 10h50, terá início a apresentação das experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços das quatro regiões de saúde da cidade com a população idosa. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, pela primeira vez na história, o número de pessoas com mais de 60 anos será maior que o de crianças com até cinco anos no planeta. Ainda de acordo com a estimativa da OMS, o Brasil deverá despontar como o sexto país do mundo em número de idosos.

Atualmente, o número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos em Guarulhos já ultrapassa a marca de 110.000 habitantes, segundo o IBGE. Diante dessa realidade, a Secretaria de Saúde tem mobilizado esforços para implantar políticas publicas efetivas capazes de garantir a promoção do envelhecimento ativo como forma de preservar a autonomia e a independência, bem como para prevenir agravos através da identificação de fatores que colocam em risco o bem-estar dos idosos.

Por isso, é dentro dessa perspectiva que o Movimenta Saúde dá início ao Setembro Verde, em consonância com o Programa do Ministério da Saúde “Brasil Saudável”. O objetivo é promover modos de viver mais saudáveis em todas as etapas da vida, favorecendo a prática de atividades físicas no cotidiano e no lazer, o acesso a alimentos saudáveis e a redução do consumo de tabaco. Tais questões são a base para o envelhecimento com qualidade de vida e saúde.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos