Guarulhos divulga resultado do Procon Digital e da CIP eletrônica

A Prefeitura, por meio do Procon Guarulhos, divulgou na sexta-feira (30) um balanço do Procon Digital e da CIP Eletrônica (Carta de Informações Preliminares), desde o lançamento das plataformas, em março deste ano, até o mês de julho. Neste período foram registradas 3.224 aberturas de processos, tendo um índice de respostas, antes do prazo legal, de 85,83%, o que torna as iniciativas um modo mais rápido e prático de se obter soluções. Em alguns casos, o problema é solucionado em até cinco dias.

A reclamação, após ser formalizada por meio do site www.procon.guarulhos.sp.gov.br, é prontamente analisada pelos técnicos, que identificam as infrações e as enquadram nos termos da lei 8.078/1990, o Código de Defesa do Consumidor.

Para a coordenadora do Procon, Vera Gomes, “o Procon Digital e a CIP Eletrônica são um importante avanço para o consumidor,que pode denunciar as irregularidades dos fornecedores a distância, não sendo necessário ausentar-se do trabalho ou mudar a sua rotina para ter acesso ao serviço público de qualidade, ainda, reduzindo custos com transporte, cópias, correios, entre outras coisas”, ressalta Vera. 

O consumidor encontra no site, além da reclamação online, informações e dicas sobre os seus direitos e uma série de outros serviços, como o desbloqueio da nota fiscal paulista, bloqueio de telemarketing e ranking das empresas mais reclamadas.

Este ranking aponta as empresas Cnova Comércio Eletrônico, Extra.com e CasasBahia.com como as maisdenunciadas em geral pelo descumprimento do prazo de entrega dos produtos, referente a compras realizadas online.

Por segmento, destacam-se pelo maior número de reclamações formalizadas:

1 – Produtos;

2 – Serviço privado;

3 – Assunto financeiro;

4 – Serviço essencial;

5 – Saúde;

6 – Habitação;

7 –Alimento.

Serviço

Para ter acesso ao Procon Digital e à CIP Eletrônica basta entrar em www.procon.guarulhos.sp.gov.br.