Vídeo com Roberto Leal e Jair Rodrigues cantando juntos viraliza

Logo após a notícia do prematuro falecimento do cantor e compositor Roberto Leal, no domingo, 15/9, começou a circular na internet um vídeo no qual ele canta junto com Jair Rodrigues o samba “O importante é ser fevereiro”.

Desde então, o vídeo vem sendo transmitido entre amigos em grupos de WhatsApp e compartilhado nas redes sociais, obtendo o que se convencionou chamar de viralização. Como um de seus maiores sucessos foi “O Vira”, parece até trocadilho.

Chama a atenção no vídeo a desenvoltura com que Roberto, sendo português, canta uma música de um ritmo tão brasileiro. Jair disse que foi ele quem apresentou o samba a Roberto.

Em sucessivas entrevistas, Roberto Leal declarou seu amor ao Brasil e à nossa gente, que tão bem o acolheu. E explicou porque, tendo como nome oficial Antonio Joaquim Fernandes, adotou o nome artístico de Roberto Leal. Disse que um produtor musical o aconselhou a escolher um nome fácil de gravar na mente das pessoas. Sugeriu Leal, porque Roberto era pontual nos horários e cumpridor de seus deveres. E Roberto, porque faria muito sucesso e viria a ser o “Roberto Carlos português”.

Jair Rodrigues, sua majestade o sabiá da MPB, deixou muitas saudades. Roberto Leal também deixará. Devem estar cantando juntos em outra dimensão.

Valdir Carleto