Instituto JB12 fez evento pela Paz

Logotipo Oficial Instituto JB12


O Instituto JB12 celebra hoje, 21 de setembro, o Dia Internacional da Paz. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de sensibilizar o mundo sobre a importância de atitudes contra todas as formas de violência e garantir os direitos humanos de todas as pessoas.

Por essa razão, os(as) atletas do Instituto, em conjunto com os(as) embaixadores(as) comunitários(as) da Nike Guarulhos, elaboraram um conjunto de mensagens por meio de recortes de jornais, sites e escritos, denunciando violências (machismo, homofobia, racismo, etc.), ocasionadas a atletas que, cotidianamente, sofrem com esse mal, muitas vezes, ainda despercebidos cultural e socialmente. A esses fatos, o instituto atribuiu o título de “1 minuto de silêncio”.

Contrapondo-se a essas denúncias, o mesmo trabalho propôs o campo intitulado “Novas regras”, cujos recortes são de ações pela paz, realizadas por pessoas da sociedade civil, atletas, agremiações e associações esportivas. As mensagens foram compartilhadas com escolas e espaços que desenvolvem atividades esportivas com crianças e adolescentes.

O Instituto JB12 é uma organização esportiva e sociocultural que promove o acesso à cultura e à educação por meio da prática esportiva, construindo valores e responsabilidades para crianças, jovens, adultos, pais e esportistas de toda a comunidade guarulhense. Suas práticas compreendem o esporte como ferramenta para o desenvolvimento humano e, por essa razão, se realizam em conciliação com os seus valores institucionais (autonomia, respeito, responsabilidade e solidariedade) e aos que a eles se aplicam, como a inclusão, a diversidade e o entendimento do(a) participante na condição de cidadão(ã) de direitos e em desenvolvimento integral.