Agentes da Defesa Civil ajudam na limpeza do Jardim Santa Francisca

Dia da Limpeza - 18 agentes da Defesa Civil participaram da ação no bairro - Foto: Sidnei Barros/PMG

Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado em 21 de setembro, uma equipe de 18 agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizou a coleta de resíduos descartados irregularmente em ruas e praças do Jardim Santa Francisca e proximidades. A ação foi um dos mutirões de limpeza promovidos pela Prefeitura de Guarulhos em toda a cidade, em prol da consciência coletiva sobre a conservação do meio ambiente. 

Ao fim da atividade, o grupo separou seis sacos de cem litros com materiais recicláveis (vidro, plástico, alumínio, madeira e papel) e oito com lixo não reaproveitável. Os resíduos que podem ser reciclados foram destinados apropriadamente por meio de uma cooperativa. 

Segundo o coordenador da Pasta, coronel Waldir Pires, a Defesa Civil deve ser exemplo de educação ambiental para gerar conscientização sobre a redução dos riscos de desastres naturais. “Foi muito bom. Além da limpeza, separamos os resíduos para que tenham um destino sustentável. Para a Defesa Civil é uma atividade preventiva que contribui grandemente com a limpeza e evita enchentes”, afirmou.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos