Coluna do Carleto – 04.10.2019

Prestando serviços

Com pouco mais de quatro anos de intensa atividade, o portal de notícias Click Guarulhos vem se notabilizando como canal de prestação de serviços à população, a exemplo do que seu saudoso similar impresso, o Jornal Olho Vivo, fez durante décadas na cidade. Um caso recente é o do internauta que enviou um vídeo à Redação do Click Guarulhos pelo WhatsApp (11) 98849-7425, reclamando de um vazamento de água na av. Dr. Timóteo Penteado, em frente ao nº 3875, na Vila Galvão.

Resultado imediato

Informada pelo Click Guarulhos, a Assessoria de Imprensa da Sabesp respondeu prontamente que uma equipe havia sido deslocada para executar o conserto no endereço citado e que até o fim da tarde daquele dia (30/9) seria concluído. Na madrugada do dia seguinte, o mesmo internauta enviou imagem do conserto do vazamento.

A troca dos semáforos

Depois de anunciar por meio de faixas a troca dos semáforos com temporizadores que funcionavam em alguns pontos da cidade, como o cruzamento das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes, eles foram substituídos pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) por outros que funcionam em tempo real. O que isso quer dizer: sendo monitorados de acordo com o fluxo de veículos em cada sentido, os semáforos não poderiam continuar anunciando quantos segundos faltam para mudar, pois o fluxo pode determinar que mudem antes. Os tais semáforos inteligentes teriam a função de agilizar o trânsito.

Resultado imediato

Assim que foram trocados os semáforos, têm surgido críticas de todos os lados. Os pedestres se queixam de que agora não sabem quanto tempo têm para atravessar a rua. Principalmente os que têm alguma dificuldade de locomoção temem ser surpreendidos repentinamente pela mudança do sinal. Quanto aos motoristas, a queixa é de que começou a haver congestionamento onde não havia e piorou a lentidão onde já havia. Na avenida Tiradentes, sentido do Centro, é perceptível a olho nu. Desde as proximidades da Prefeitura, a via tem estado congestionada em vários horários.

De duas, uma

Ou os tais semáforos não são tão inteligentes assim ou estão sendo programados por técnicos menos inteligentes do que os semáforos. Vamos torcer para que seja apenas o período de adaptação e que o trânsito possa fluir melhor. Quanto aos pedestres, qual a boa notícia que se pode dar a eles?

Cerca eletrônica

Outra polêmica é quanto às câmeras que foram instaladas pela Prefeitura em algumas das principais entradas e saídas da cidade. A explicação oficial é de que serão úteis para fotografar e filmar veículos que estejam envolvidos em algum delito. Por exemplo, um carro que tenha atropelado alguém e tenha se evadido pode ser identificado por uma dessas câmeras. Ou seja, é para aumentar a segurança da população.

Descrédito

Como o povo está vacinado contra os governos de forma geral, que não param de inventar armadilhas para sugar cada vez mais recursos, logo surgiu a desconfiança de que essas câmeras possam ser usadas para multar carros em excesso de velocidade ou para identificar os que não tenham sido licenciados. A Prefeitura garante que não são radares e que não têm a finalidade de arrecadação. Sabe quando as pessoas acreditam, mas mantêm um pé atrás? Pois é o que está acontecendo. Aumenta a sensação de segurança e, ao mesmo tempo, dá aquele medinho de que seja um cavalo de Troia.

Sem resposta, por enquanto

Enviei, no dia 30, segunda-feira, à Subsecretaria de Comunicação pedido de respostas às duas sugestões desta coluna da sexta-feira, dia 27/9, à Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, uma sobre inversão de mão de direção no Centro de Cumbica, para aliviar a rua Brigadeiro Mário Perdigão e a rua Mazagão; e sobre eliminar a faixa zebrada sob o viaduto Fioravante Iervolino. Até a tarde desta sexta-feira, não houve resposta.

Feudo

No lugar do Professor Tom na secretaria-adjunta de Esporte, que havia sido indicado pelo deputado Jorge Wilson (PRB), foi nomeado o suplente de vereador Rogério dos Santos que, por coincidência, apoiou o Xerife para a reeleição em 2018. Como o novo ocupante do cargo é filiado ao DEM, partido do deputado federal Eli Corrêa, que é marido da pré-candidata a prefeito pelo PSDB, Fran Corrêa, digamos que a escolha não tenha sido muito bem digerida pelos democratas. De qualquer forma, espera-se que o agraciado possa bater um bolão na nova atividade.