Disque-Denúncia Verde ajuda Guarulhos a preservar a natureza

A população de Guarulhos tem sido fundamental para ajudar a Prefeitura a preservar as áreas de proteção ambiental da cidade. Através do Disque-Denúncia Verde (0800-772-2006), equipes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com apoio da Guarda Civil Municipal, interromperam desmatamentos e diversas ocupações irregulares que estavam em andamento.

Um dos casos mais importantes aconteceu em maio de 2018, quando, após denúncia anônima, a Prefeitura demoliu barracos que estavam sendo construídos no Sítio da Candinha, Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada no Jardim Bananal. No local também foram encontrados desmatamento e lotes demarcados.

Além de conferir as denúncias feitas via telefone, a equipe de fiscalização da Sema tem uma rotina de rondas em locais de proteção ambiental, porém a participação da população é fundamental, como explica Abdo Mazloum, secretário de Meio Ambiente. “Tendo em vista o tamanho da cidade, conseguimos agilizar o trabalho quando recebemos informações passadas pelos munícipes, que através de simples ligações anônimas nos ajudam na importantíssima tarefa de preservar a natureza”.

Nos últimos três anos, 1.569 denúncias foram recebidas. Além de crimes ambientais, através do Disque-Denúncia Verde também é possível informar sobre invasões e casos de maus-tratos contra animais. As informações são direcionadas às secretarias responsáveis, de acordo com o caso.A Prefeitura de Guarulhos ressalta que qualquer cidadão pode colaborar sem a necessidade de se identificar.

Imagem: Divulgação/Sema