E.E. Vereador Antonio de Ré homenageou participantes da Olimpíada de Astronomia

A Escola Estadual Vereador Antonio de Ré prestou homenagem, na sexta-feira, 11/10, aos alunos que participaram do OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e da Mobfog (Mostra Brasileira de Foguetes). Ao evento compareceram o prefeito Guti e o secretário municipal de Educação, Paulo Cesar Matheus da Silva.

A OBA é um exame realizado em maio de cada ano, com participação de escolas estaduais, municipais e particulares, sobre o conhecimento dos alunos a respeito de Astronomia e Astronáutica. O Mobfog é uma competição na qual os alunos lançam os foguetes e quanto maior a distância alcançada, mais medalhas são conquistadas. Os estudantes que obtêm as melhores notas na OBA participam da OLAA (Olimpíada Latino Americana de Astronomia), com direito a uma visita ao observatório localizado no Chile. O melhor do Sul Americano ganha a possibilidade de visitar a Nasa (Agência Aeroespacial Norte-Americana).

A cada ano, tem sido maior o número de escolas de Guarulhos participantes. A ideia original foi do professor doutor Dr. João Batista Garcia Canalle, coordenador do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Alunos, desde o ensino infantil até o nível médio, passam a se interessar por aprender física e em especial, astronomia e astronáutica.

Certificados e medalhas foram entregues no evento aos alunos participantes e aos professores que contribuíram com os estudantes nessa tarefa: Wagner Seishi Nicioka, Rosina Márcia Fucci Lopes, Érika Ferreira, Mercedes Puga las Casas e Reynaldo Elmo Fernandes Filho. A equipe gestora é formada por: Isaac Oliveira Moutinho Júnior, diretor; Luciana Silva Forti, vice-diretora: Lúcia de Fátima Ramalho, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, e Eliana Nunes dos Santos, coordenadora pedagógica do Ensino Médio.

Agradecimentos à professora Mercedes Puga Las Casas pelo envio das informações e fotos.