‘Guarulhos, a cidade dos buracos’; escritora argentina faz crítica poética sobre problema crônico

A escritora e poetisa Natalin Jessie Lloyd vive há quatro meses no Jardim Flor da Montanha - Foto: Arquivo Pessoal

A analogia entre os inúmeros buracos de rua em Guarulhos com as crateras existentes na lua, uma espécie de encontro da beleza no caos, foi a forma bem-humorada que a professora de inglês e escritora Natalin Jessie Lloyd, 30, escolheu para criticar, de forma propositiva, um crônico problema do município (os buracos) e, ao mesmo tempo, também declara o seu amor pela cidade. Assista o vídeo:



O uso da poesia para apontar a resolução de um problema, que afeta a todos, mas que nem todos tomam para si, é, às vezes, uma forma mais eficiente de agir do que a simples crítica vazia: “Essa Prefeitura não presta: ninguém vai tapar esses buracos?”.

O olhar estrangeiro (a autora é argentina) traz um certo distanciamento, o que a coloca num patamar acima da visão provinciana e amiúde desdenhosa com que muitos guarulhenses se referem à própria cidade onde vivem: “Guarulhos só tem buracos”.

O escritor e poeta Ferreira Gullar sintetizou de maneira exemplar essa questão: “A arte existe porque a vida não basta”.

Ela, a arte, é feita para enriquecer a vida, em todos os sentidos, inclusive no exercício da cidadania: olhando, cuidando, apontado e cobrando da municipalidade o conserto de um ou mais buracos de rua.

“Em Guarulhos tem ruas que viram buracos e buracos que viram ruas”, disse Natalin. Em linguagem figurada esses buracos podem compreender bairros inteiros, periféricos, esquecidos e privados de melhorias do poder público: “moro naquela quebrada, vivo naquele buraco”; ou, até mesmo, o defeito de uma única e exclusiva via deteriorada.

“Eu acho que isso é uma característica da cidade. As pessoas que vivem aqui já devem ter se acostumado. Quando eu cheguei em Guarulhos fiquei surpreendida, porque tem muitos buracos, em geral, e isso em toda a cidade. No poema eu falo de uma coisa feia, ruim, mas também enalteço que gosto daqui”, disse ela ao Click Guarulhos.

Conheça o Blog de Natalin