Zoológico de Guarulhos promove oficinas sobre escorpiões nesta sexta

Algumas espécies produzem veneno com substâncias neurotóxicas que podem causar a morte - Foto: Toninho Tavares/ABr

Nesta sexta-feira (18) e na próxima quinta (24), o Zoológico de Guarulhos, no Jardim Rosa de França, promove duas edições, às 9h e às 13h, da oficina “Escorpiões: características, prevenção e primeiros socorros”. A participação é livre, gratuita e os encontros acontecem ao lado do Centro de Educação Ambiental do parque.

Um dos animais terrestres invertebrados mais antigos da Terra, algumas espécies de escorpiões produzem veneno com substâncias neurotóxicas, enzimas, histaminas, entre outras, que podem causar a morte de humanos. Costumam passar o dia escondidos em lugares escuros, entre frestas e entulho, por exemplo, sendo mais ativos à noite, quando forrageiam e comem. Essas e outra curiosidades, como hábitos alimentares, reprodução, espécies comuns no Brasil e formas corretas de socorro em caso de picada, serão assuntos abordados nos encontros.

Onças, serpentes e abelhas

Na próxima semana, a equipe de Educação Ambiental do Zoo também realizará oficinas sobre as onça-pintadas, dias 25 e 29; serpentes, dia 30, e abelhas, no dia 31. Todos os encontros acontecem em duas edições diárias, sempre com início às 9h e às 13h. Escolas e grupos devem agendar presença com antecedência pelo email: eambiental.zooguarulhos@gmail.com.

Serviço
O Zoológico de Guarulhos fica na rua Dona Glória Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França

Entrada, participação nas atividades e estacionamento gratuitos.

*Em caso de chuva, as atividades podem ser adiadas ou canceladas.