quarta-feira, 6 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioCIDADEPortal da Prefeitura facilita acesso a informações sobre serviços funerários

Portal da Prefeitura facilita acesso a informações sobre serviços funerários

 

Para facilitar o acesso da população guarulhense a informações sobre os serviços funerários municipais, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, disponibiliza o portal funeraria.guarulhos.sp.gov.br.

Desenvolvido pelo Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da Prefeitura, a proposta do portal é oferecer, de forma simples e direta, todas as informações referentes aos serviços funerários municipais, como gratuidades, procedimentos a serem tomados em caso de falecimento e localização de sepultados, entre outras.

A diretora de Serviços Funerários, Rosemeire Batista Salgado de Almeida, explica a iniciativa de criar o portal. “São informações importantes e é necessário que a população tenha fácil acesso a elas. Acredito que Guarulhos seja a primeira cidade do país a oferecer tal serviço”.

Nos cemitérios municipais tais informações também são disponibilizadas por intermédio de cartazes fixados em diferentes pontos.

Serviço

Clique aqui e acesso o Portal Serviço Funerário Municipal

Recadastramento de jazigos perpétuos

Desde agosto deste ano a Prefeitura de Guarulhos está fazendo o recadastramento dos 4.341 jazigos perpétuos existentes nos quatro cemitérios públicos da cidade. Para realizar o procedimento, que busca facilitar o contato com as famílias e evitar atrasos ou impedimentos numa eventual necessidade de sepultamento, o concessionário deve comparecer ao cemitério onde possui jazigo de 2ª a 6ª feira, das 8h às 16h, com o original e cópia da carta de concessão, comprovante de endereço, além de documento oficial com foto, do concessionário e também de seus descendentes (filhos e netos) ou ascendentes (pais, avós e bisavós).

Vista do Cemitério São João Batista, na rua Felício Marcondes, 320, no Centro de Guarulhos – Foto: Divulgação/PMG

Em caso de concessionário já falecido, seu sucessor legal – descendente ou ascendente – deverá apresentar no respectivo cemitério original e cópia da certidão de óbito e da carta de concessão, além de original e cópia de documento de identificação pessoal e comprovante de endereço de todos os ascendentes e descendentes legais.

Já no caso de concessionário falecido e sem sucessor legal, descendente ou ascendente, o sucessor colateral de até 4º grau (irmãos, sobrinhos, tios e primos, nesta ordem) deve comparecer a uma das unidades da Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão com original e cópia carta de concessão, documento oficial e comprovante de endereço de todos os representantes e sucessores colaterais legais. Além disso, deve comprovar, com documentação e certidão de óbito dos falecidos, a árvore genealógica respeitando a ordem de vocação hereditária do código civil. Para a retirada de segunda via de carta de concessão, também é necessário comparecer ao Fácil.

Endereços dos cemitérios

Cemitério Bonsucesso: rua Dona Catharina Maria de Jesus, 708, Bonsucesso

Cemitério Necrópole do Campo Santo (Vila Rio de Janeiro): avenida Benjamin Harris Hunnicutt, 1.327, Portal dos Gramados

Cemitério São João Batista: rua Felício Marcondes, 320, Centro

Cemitério São Judas Tadeu: avenida Dr. Timóteo Penteado, 1.329, Picanço

Prefeitura pavimenta ruas do Cemitério da Vila Rio

Para facilitar o acesso dos familiares aos túmulos de seus parentes, a Prefeitura de Guarulhos está pavimentando 27 mil m2 das ruas internas da Necrópole do Campo Santo, conhecida como cemitério da Vila Rio de Janeiro. O trabalho é feito por servidores da Proguaru e do Departamento de Serviços Funerários da Secretaria de Serviços Públicos.

Trabalho é feito por servidores da Proguaru e do Departamento de Serviços Funerários da SSP – Foto: Jackson Argolo/PMG

Segundo a Prefeitura, para reduzir custos, promover a reciclagem e diminuir a geração de resíduos, o pavimento utilizado é constituído por fresa de asfalto, doado por concessionárias que administram rodovias que cortam a cidade. “A raspa de fresa de asfalto, após misturada à emulsão e compactada, entrega resultado muito próximo à pavimentação feita com asfalto novo”, explica Rosemeire Salgado, diretora de Serviços Funerários.“A maioria das pessoas não perceberá a diferença do asfalto comum. O uso de fresa, além de ser ambientalmente correto, garante a economia de recursos públicos”, destaca Rosemeire.

Necrópole do Campo Santo (Vila Rio de Janeiro)

Fundado em 1971, é o maior cemitério do município, com área de 180 mil m². Tem como padrão cemitério parque, cujas sepulturas permitem a implantação de gramado e lápide.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Receita Federal alerta para golpes relacionados a pedidos de empréstimo e IOF

A Receita Federal alerta para golpes envolvendo empréstimos. Em vários relatos recebidos, supostas empresas condicionam a liberação dos empréstimos ao pagamento antecipado de Imposto...

Conta de luz fica mais cara em 24 cidades paulistas

Consumidores de 24 cidades do estado de São Paulo, entre eles da capital paulista, vão pagar mais caro na sua conta de luz. O...

5 dicas para estudar online e se preparar para os vestibulares de julho

A necessidade de estudar e revisar tudo o que foi aprendido em cada disciplina é cada vez maior como forma de se preparar para...

Poupatempo faz mutirão de renovação de CNH para motoristas profissionais

Neste sábado, 2 de julho, o Poupatempo realizará o mutirão “EAR” para facilitar e incentivar a regularização dos motoristas de carro ou moto que...

Transportes Metropolitanos terão operação especial no feriado do Dia da Revolução Constitucionalista

 Neste sábado (9), quando é comemorado o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, a operação nas empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM)...