Portal da Prefeitura facilita acesso a informações sobre serviços funerários

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Guarulhos

Para facilitar o acesso da população guarulhense a informações sobre os serviços funerários municipais, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, disponibiliza o portal funeraria.guarulhos.sp.gov.br.

Desenvolvido pelo Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da Prefeitura, a proposta do portal é oferecer, de forma simples e direta, todas as informações referentes aos serviços funerários municipais, como gratuidades, procedimentos a serem tomados em caso de falecimento e localização de sepultados, entre outras.

A diretora de Serviços Funerários, Rosemeire Batista Salgado de Almeida, explica a iniciativa de criar o portal. “São informações importantes e é necessário que a população tenha fácil acesso a elas. Acredito que Guarulhos seja a primeira cidade do país a oferecer tal serviço”.

Nos cemitérios municipais tais informações também são disponibilizadas por intermédio de cartazes fixados em diferentes pontos.

Serviço

Clique aqui e acesso o Portal Serviço Funerário Municipal

Recadastramento de jazigos perpétuos

Desde agosto deste ano a Prefeitura de Guarulhos está fazendo o recadastramento dos 4.341 jazigos perpétuos existentes nos quatro cemitérios públicos da cidade. Para realizar o procedimento, que busca facilitar o contato com as famílias e evitar atrasos ou impedimentos numa eventual necessidade de sepultamento, o concessionário deve comparecer ao cemitério onde possui jazigo de 2ª a 6ª feira, das 8h às 16h, com o original e cópia da carta de concessão, comprovante de endereço, além de documento oficial com foto, do concessionário e também de seus descendentes (filhos e netos) ou ascendentes (pais, avós e bisavós).

Vista do Cemitério São João Batista, na rua Felício Marcondes, 320, no Centro de Guarulhos – Foto: Divulgação/PMG

Em caso de concessionário já falecido, seu sucessor legal – descendente ou ascendente – deverá apresentar no respectivo cemitério original e cópia da certidão de óbito e da carta de concessão, além de original e cópia de documento de identificação pessoal e comprovante de endereço de todos os ascendentes e descendentes legais.

Já no caso de concessionário falecido e sem sucessor legal, descendente ou ascendente, o sucessor colateral de até 4º grau (irmãos, sobrinhos, tios e primos, nesta ordem) deve comparecer a uma das unidades da Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão com original e cópia carta de concessão, documento oficial e comprovante de endereço de todos os representantes e sucessores colaterais legais. Além disso, deve comprovar, com documentação e certidão de óbito dos falecidos, a árvore genealógica respeitando a ordem de vocação hereditária do código civil. Para a retirada de segunda via de carta de concessão, também é necessário comparecer ao Fácil.

Endereços dos cemitérios

Cemitério Bonsucesso: rua Dona Catharina Maria de Jesus, 708, Bonsucesso

Cemitério Necrópole do Campo Santo (Vila Rio de Janeiro): avenida Benjamin Harris Hunnicutt, 1.327, Portal dos Gramados

Cemitério São João Batista: rua Felício Marcondes, 320, Centro

Cemitério São Judas Tadeu: avenida Dr. Timóteo Penteado, 1.329, Picanço

Prefeitura pavimenta ruas do Cemitério da Vila Rio

Para facilitar o acesso dos familiares aos túmulos de seus parentes, a Prefeitura de Guarulhos está pavimentando 27 mil m2 das ruas internas da Necrópole do Campo Santo, conhecida como cemitério da Vila Rio de Janeiro. O trabalho é feito por servidores da Proguaru e do Departamento de Serviços Funerários da Secretaria de Serviços Públicos.

Trabalho é feito por servidores da Proguaru e do Departamento de Serviços Funerários da SSP – Foto: Jackson Argolo/PMG

Segundo a Prefeitura, para reduzir custos, promover a reciclagem e diminuir a geração de resíduos, o pavimento utilizado é constituído por fresa de asfalto, doado por concessionárias que administram rodovias que cortam a cidade. “A raspa de fresa de asfalto, após misturada à emulsão e compactada, entrega resultado muito próximo à pavimentação feita com asfalto novo”, explica Rosemeire Salgado, diretora de Serviços Funerários.“A maioria das pessoas não perceberá a diferença do asfalto comum. O uso de fresa, além de ser ambientalmente correto, garante a economia de recursos públicos”, destaca Rosemeire.

Necrópole do Campo Santo (Vila Rio de Janeiro)

Fundado em 1971, é o maior cemitério do município, com área de 180 mil m². Tem como padrão cemitério parque, cujas sepulturas permitem a implantação de gramado e lápide.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos