Dicas de alimentação para quem vai prestar o Enem

Provas como o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) exigem muito foco e energia. “Portanto, nunca vá fazer a prova de estômago vazio, pois isso pode causar uma hipoglicemia (baixa da taxa de glicose no sangue), que resulta em sonolência, dificuldade de concentração, mal-estar e fraqueza”, alerta Sizele Rodrigues dos Santos, nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Ela enfatiza que, por outro lado, refeições pesadas e alimentos gordurosos tornam a digestão lenta e, desta forma, prejudicam a performance durante a prova, dificultando a leitura e interpretação das questões. Os alimentos muito ricos em açúcares também atrapalham a atenção e devem ser evitados, explica a nutricionista.

Para manter o fornecimento de energia, favorecer a memória e controlar a ansiedade, veja algumas dicas de alimentos para levar e consumir durante a prova:

ü        Frutas
ü        Sanduíche natural
ü        Castanhas
ü        Chocolate meio amargo
ü        Frutas secas
ü        Frutas desidratadas

Garantir a boa hidratação também é de extrema importância. Portanto, ela que recomenda que não se esqueça de levar uma garrafa de água.