‘Semente da Paz’ lança 13ª edição nesta sexta-feira

Professora e poetisa Jane Rossi - Foto: Marcelo Santos/Arquivo Click Guarulhos

A noite desta sexta-feira (8) será muito especial para dezenas de alunos da Escola Estadual Profª Odete Fernandes Pinto da Silva, no Jardim Bela Vista. Eles são os autores dos poemas que compõem a 13ª edição do livro “Semente da Paz”, iniciativa da professora Jane Rossi.

Há vários anos ela idealizou esse livro, como incentivo à criatividade dos jovens e para que eles refletissem sobre a importância da paz para os povos de todo o mundo e para a convivência entre as pessoas em cada família, na vizinhança, nos locais de trabalho e nas escolas.

Na EE Odete Fernandes, é a sexta edição. Outras escolas também tiveram edições e uma foi lançada em Portugal, como poemas de autoria de membros da Casa do Poeta de São Paulo.

Centenas de alunos participam a cada ano. Uma comissão de professores avalia os poemas e os seleciona. Nesta edição de 2019, são 70 jovens participantes. A maioria das tiragens foi custeada com recursos públicos, mas já houve vezes em que a própria Jane buscou apoio de amigos para viabilizar patrocínios. Em alguns anos, também foram obtidas camisetas pagas por empresas simpatizantes do projeto.

Poetisa, Jane Rossi passou a ter deficiência auditiva, sendo então adaptada para cuidar da Sala de Leitura da escola. Nem assim ela deixou-se esmorecer: continuou encabeçando o “Semente da Paz” e a cada ano se sente realizada quando um novo livro é lançado. Afinal, foram algumas centenas de jovens estudantes que deixaram de lado outros afazeres e seus momentos de lazer para pôr no papel seus sentimentos e ideias em relação à paz, ocupando a mente com algo muito sadio, ao mesmo tempo em que aprimoram a escrita e desenvolvem a criatividade. Outro benefício é que esse tipo de atividade serve de incentivo para o hábito da leitura.

O evento de lançamento será no espaço da biblioteca da Faculdade Anhanguera, na rua do Rosário, 300, Macedo, com início às 19h desta sexta-feira (8).

Homenageado

Valdir Carleto, jornalista e editor-chefe do Click Guarulhos, RG e Weekend – Foto: Alexandre de Paulo/Click Guarulhos

A cada ano, o Semente da Paz homenageia uma pessoa que tenha contribuído com a cultura. Neste ano, o agraciado é o jornalista Valdir Carleto, diretor deste portal Click Guarulhos e das revistas RG e Weekend. Jane explica por que: “O Valdir apoia o “Semente da Paz” desde o início. Sempre divulgou o projeto e colaborou como pôde. A divulgação é fundamental, para incentivar que outras iniciativas como essa sejam feitas. Eu desejo que o Semente da Paz se multiplique pelo Brasil afora e – por que não? – pelo mundo todo. Talvez nunca difundir a paz tenha sido tão importante quanto agora”, concluiu.