Prefeitura entrega micro-ônibus para reforço dos atendimentos da Assistência Social

A Prefeitura de Guarulhos entregou nesta quarta-feira (20) o Mob-Suas – um micro-ônibus que servirá para atender famílias em situação de vulnerabilidade social do município, sendo um reforço para a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. A cerimônia foi acompanhada por um público de aproximadamente cem idosos que realizam atividades no Centro de Convivência do Idoso Santa Mena.

O veículo marca Volkswagen, modelo Thunder Way, zero quilômetro, tem 24 lugares e cadeira hidráulica para facilitar o transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ele foi repassado pelo Ministério da Cidadania, do governo federal, por meio de emenda parlamentar em cerimônia na capital paulista no dia 24 de outubro.

De acordo com o prefeito Guti, o veículoauxiliará no atendimento da Assistência Social. “O ônibus vai fazer muita diferença. Ele custa entre R$ 250 e 300 mil e servirá para inúmeras atividades como o Cras(Centro de Referência da Assistência Social) volante para ficar mais perto dos que precisam de assistência social e também para a locomoção a eventos fora da cidade,” disse Guti, que agradeceu o empenho do secretário Lameh para obtenção de emenda parlamentar que viabilizou a entrega do veículo pelo governo federal.

A parceria para a obtenção do veículo foi também destacada pelo secretário de Assistência Social, Alex Viterale. “Hoje é um momento importante. Nós estamos fazendo a efetiva entrega do Mob-Suas. É o primeiro o micro-ônibus que Guarulhos ganha totalmente adaptado para atender pessoas da terceira idade, idosos e pessoas com deficiência. Agradeço ao secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, que intermediou a emenda parlamentar para que obtivéssemos o veículo. Parcerias como esta irão fomentar políticas públicas para nossa cidade”, disse Viterale, revelando ainda que, embora o município tenha 12 Cras espalhados nas regiões, será elaborado um projeto para a implantação do Cras volante, que terá equipe técnica para atender nos locais mais afastados.

Para Lameh, o veículo é uma conquista para o município. “Estamos procurando trazer recursos e equipamentos para Guarulhos. Nosso interesse é construir uma cidade melhor, um país melhor, uma comunidade melhor”, afirmou.

A cerimônia contou com as presenças da secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto, do subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, e da subsecretária de Políticas da Diversidade, Ana Marques.

Mob-Suas

O Mob-Suas– como é chamado o micro-ônibus da Assistência Social –compreende o transporte destinado ao deslocamento de usuários e das equipes de referência dos serviços, programas e projetos. O objetivo específico do Mob-Suas é prover a rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social (Suas) dos meios necessários à ampliação da mobilidade, acessibilidade e transporte de idosos, pessoas com deficiência e demais usuários do Suas, bem como das equipes de referência multidisciplinares para a realização das ações, serviços, programas e projetos da assistência social.