Simesp diz que tempo de consulta em Guarulhos é insuficiente para atendimento de qualidade

Prefeito Guti durante apresentação do aplicativo Saúde Guarulhos - Foto: Alexandre de Paulo/Click Guarulhos

Segundo o Sindicado dos Médicos de São Paulo (Simesp), com a implementação do aplicativo (Saúde Guarulhos) para marcação de consultas, os médicos que atuam na cidade passaram a atender oito pacientes por hora, o que equivale a apenas 7,5 minutos para cada consulta, de acordo com informações recebidas pela entidade de classe. “Essa é uma das razões para os médicos da cidade estarem em estado de greve”, afirma o Simesp.

Gerson Salvador, diretor do sindicato, explica que o tempo reduzido de atendimento torna praticamente impossível para os médicos conseguirem fazer toda o histórico, exames físico e complementar dos pacientes.

Ainda segundo a entidade, o Simesp enviou ofício à Prefeitura de Guarulhos na quinta-feira, 14, solicitando reunião para a abertura de diálogo, porém ainda não obteve resposta. Os médicos pleiteiam que sejam realizadas três consultas por hora. “Um maior tempo de consulta está associado ao melhor controle de doenças crônicas, maior adesão dos pacientes aos tratamentos e melhores resultados clínicos. Apenas aumentar a quantidade de consultas por hora vai na contramão da qualidade do atendimento”, explica Salvador.

O diretor do Simesp ressalta que, se não houver número suficiente de profissionais, a responsabilidade pelas contratações é da Prefeitura. “Cabe ao gestor municipal contratar médicos suficientes para que se consiga atender com qualidade o munícipe. Não pode recair sobre os médicos uma falha que é da gestão pública”.

Ressalta ainda que a ideia não é reduzir o tempo de trabalho dos médicos, já que eles atuam por jornada fixa e, com o aumento do tempo da consulta, continuariam com a mesma carga horária.

Conheça as principais reivindicações dos médicos:

  • Garantia de retaguarda no atendimento de especialidades, principalmente no atendimento de pacientes da psiquiatria;
  • Instituição de atendimento de três consultas por hora (com a implementação do aplicativo da saúde, os médicos da cidade acabaram atendendo cerca de oito pacientes por hora, o que prejudica o diagnóstico e devido acompanhamento dos pacientes);
  • Garantia de segurança nas unidades.

Nota oficial da Prefeitura de Guarulhos

De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, “a iniciativa de criar o documento norteador da atenção básica, que estabeleceu quatro consultas a cada hora pelo profissional médico, foi da própria Secretaria Municipal de Saúde. Ao lançar o Aplicativo Saúde Guarulhos, a Secretaria de Saúde analisou que 25 a 30% dos pacientes faltavam nas consultas médicas nas UBSs. Sendo assim, como no mês de outubro houve a transposição das agendas já existentes para o sistema informatizado, uma parte dessas vagas do absenteísmo (12,5%) foi ofertada no app. Ou seja, ainda assim o percentual é bem inferior ao número de faltas da população nas consultas agendadas (de 25 a 30%). Diferente do afirmado pelo Sindicato dos Médicos (Simesp), em nenhum momento houve sobrecarga de trabalho por conta da implantação do aplicativo, mas sim aproveitamento dos horários ociosos por conta das faltas dos pacientes às consultas previamente agendadas. Vale destacar que a cobertura do absenteísmo também é uma diretriz preconizada pelo Documento Norteador para garantir o melhor aproveitamento das agendas.”