Academia Guarulhense de Letras comemorou 41 anos

Em solenidade no auditório Abílio Baeta Neves, da FIG-Unimesp, a Academia Guarulhense de Letras (AGL) comemorou seu 41o. aniversário, com a presença de convidados e intensa programação cultural.

A presidente, Antonia Conceição Vaz Duarte, recepcionou o secretário da Cultura, Vitor Souza, e o vereador Edmilson Souza, membro honorário da AGL e ex-secretário da Cultura. O assessor José Iran Zerneri representou a vereadora Janete Pietá.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino a Guarulhos, a parte litero-musical teve início com os próprios acadêmicos entoando o Hino da Academia Guarulhense de Letras, letra de Mauro Santos Oliveira e música do maestro Armando Attilio Colacioppo Sobrinho.

Na sequência, a professora Raquel Rabello Pinheiro acompanhou, ao piano, a soprano Janaina Marrye Feijão Felix em dois números clássicos.

A Medalha do Mérito Cultural João Ranali, instituída para premiar pessoas, entidades e iniciativas que tenham prestado relevantes serviços à cultura, foi concedida durante a festividade à Orquestra de Violeiros Viola de Ouro, que há mais de 40 anos defende a preservação da música-raiz em Guarulhos e com atuações na mídia e em apresentações por todo o Brasil. A Orquestra presenteou o público com várias músicas de seu vasto repertório.

Os acadêmicos Isabel Borazanian, Ivo de Souza e Fernando Berzaghi declamaram poemas de suas respectivas autorias, e Bosco Maciel interpretou seu “Aboio para Quintino”. Alunos do Colégio Vinícius de Moraes vencedores do concurso de redação leram uma mensagem enaltecendo a arte e a cultura.

O Coral de Pais do Colégio Parthenon, conduzido pelo maestro André Mola, cantou três pout-pourris, de forma alegre e bem-humorada.

O acadêmico José Augusto Pinheiro, além de atuar como mestre de cerimônia, foi o orador oficial e declamou poema de José Roberto Jerônimo, ausente por estar convalescendo de uma cirurgia.

A professora Ossana Chememian Tolmajian, diretora da Faculdade de Direito, representou a direção da instituição anfitriã.

Ao final, foi lançada oficialmente a 21a. edição da Revista da Academia Guarulhense de Letras, pela Editora Navegar, com diagramação do acadêmico José Roberto Jerônimo e coordenação editorial de Valdir Carleto, vice-presidente da AGL. Os acadêmicos Clóvis Domingues, Fábio Cardoso e José Augusto Pinheiro atuaram na revisão.
O evento foi concluído com um coquetel servido aos participantes e convidados.