EDP investe mais de R$ 20 milhões em Guarulhos e dá início à Operação Verão

Operação especial para o período chuvoso tem reforço do efetivo e traz novas tecnologias aos canais de atendimento

A EDP, Distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, investiu mais de R$ 20 milhões na cidade em 2019, com foco na expansão e modernização da rede elétrica, infraestrutura e atendimento aos seus consumidores. Em toda a área de concessão da Companhia em São Paulo, que também abrange o Alto Tietê, o Vale do Paraíba e o Litoral Norte, foi investido mais de R$ 1 bilhão nos últimos quatro anos.

Segundo a empresa, estes aportes ampliam a confiabilidade do sistema, principalmente para a chegada do período chuvoso, no qual a rede fica mais suscetível a impactos externos. Com foco nestes meses críticos, a EDP lança oficialmente nesta terça-feira (10) a Operação Verão 2019/2020, consolidando todo o trabalho realizado durante o ano e reforçando seu efetivo para as situações de emergência, com objetivo de minimizar o impacto do clima ao fornecimento de energia.

A previsão para este verão é de tempestades curtas com muita severidade, incluindo temporais com fortes chuvas, ventos e descargas atmosféricas em localidades concentradas. De acordo com a concessionária, para o atendimento serão mobilizados cerca de 900 colaboradores, entre engenheiros, técnicos, eletricistas e gestores, que atuarão continuamente para reconstituir o sistema elétrico em caso de necessidade, além de recompor as redes danificadas.

Melhorias do sistema

Ainda segundo a empresa, durante o ano se destaca a conclusão da obra de conexão do Aeroporto de Guarulhos e da Subestação Valter José dos Santos à nova fonte de suprimento de alta tensão Água Azul, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia para toda a região. Além disso, as subestações Vila Galvão, Gopoúva e Valter José dos Santos tiveram seus sistemas de automação e proteção totalmente modernizados com as mais altas tecnologias, beneficiando 120 mil clientes.

Ao longo do período também foram substituídos mais de 35 km de rede comum por cabos protegidos, implantados 15.6 mil espaçadores de rede e substituídos mais de 300 postes. Além disso, a vegetação, principal agente de impacto na rede elétrica, também recebeu atenção especial. Para o serviço de poda de árvores próximas à fiação foram investidos mais de R$ 760 mil, visando equilibrar o meio ambiente local com a qualidade do fornecimento de energia. Neste trabalho, a EDP utiliza a tecnologia do tomógrafo ecológico (penetrógrafo), equipamento que auxilia no diagnóstico da saúde das árvores, ampliando a eficácia da poda da vegetação.

Outro destaque de tecnologia aplicada para a qualidade do serviço é o Drone SIAD-AERO (Sistema Autônomo-Cooperativo de Planejamento e Execução de Inspeção de Ativos de Energia), equipamento composto por uma plataforma integrada com sensores que geram imagens das redes elétricas por meio de voos e, a partir de algoritmos com uso de inteligência artificial, diagnosticam o melhor plano de manutenção das subestações e redes.

Este cenário de investimentos contínuos fez com que o tempo médio que os clientes da EDP ficam com o abastecimento de energia interrompido é cerca de 40% menor do que a média nacional.

“Atuamos firmemente durante o ano para ampliar e modernizar o sistema elétrico da região, buscando a excelência no serviço prestado com a máxima eficiência. Agora, começamos a Operação Verão com ânimo total, reforçando nosso corpo de atendimento para minimizar o impacto das mudanças climáticas, com toda segurança e conforto aos nossos clientes”, destaca Marney Antunes, diretor geral da EDP.

Tecnologias no atendimento ao cliente

Atualmente, 97% das chamadas pelo Call Center da EDP são atendidos em até 30 segundos e para a Operação Verão o efetivo da central de atendimento será ampliado em mais de 20%. Entretanto, em momentos de grande volume de ocorrências como em dias de temporais pode haver congestionamento nas chamadas e, por isso, a EDP incorporou aos seus sistemas novas tecnologias de inteligência artificial nos canais de SMS e chat da agência virtual e aplicativo. Estes canais decodificam os textos escritos pelos clientes de forma automatizada, consultam a base de dados da Companhia e respondendo à demanda de forma mais ágil e eficiente.

Sem depender da central de atendimento telefônico, a solicitação do cliente relacionada a interrupção no fornecimento pode ser rapidamente registrada, enviando SMS para 28037, com a mensagem Falta Luz. Além disso, no portal www.edponline.com.br e pelo aplicativo EDP Online, está disponível um chat da Distribuidora para demandar serviços de forma bastante prática. Os canais são gratuitos e 24 horas.

Reconhecimentos

O trabalho e investimentos contínuos permitiram que a EDP fosse reconhecida entre as quatro melhores empresas de distribuição de energia elétrica do país, na categoria Avaliação pelo Cliente do Prêmio ABRADEE 2019, concedido pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, resultado obtido na competição com outras 32 empresas distribuidoras que fornecem energia elétrica para mais de 500 mil clientes.

A Distribuidora também recebeu dois prêmios importantes neste ano relacionados ao atendimento com o cliente. Conquistou o 1ª lugar na categoria “Automação de Experiência do Cliente”, do Prêmio Smart Customer 2019 e o 2º lugar na categoria “Melhor Estratégia direcionada ao cidadão”, do Prêmio Cliente SA 2019. As premiações destacaram o projeto realizado em parceria com a empresa Atento, de modernização e transformação tecnológica que está em andamento para elevar a qualidade dos serviços realizados por meio do Contact Center.

Sobre o Grupo EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo EDP está presente no País por meio de duas empresas, a EDP Brasil e a EDP Renováveis. A EDP Brasil é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,4 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. A EDP Renováveis tem como foco de sua operação a produção de energias limpas, principalmente nos segmentos solar e eólico. O Grupo EDP é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, sendo que a EDP Brasil está há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.