Alunos destroem cadernos e jogam papéis na calçada da escola

Além de sujar a cidade, alunos estragam material que lhes poderia ser útil

Alunos de algumas escolas públicas vêm cultivando o péssimo hábito de destruir os cadernos que utilizaram no semestre findo e descartar os papéis na calçada da escola que frequentam.

Em junho, a Reportagem do Click Guarulhos flagrou essa agressão ao meio ambiente nas ruas vizinhas à Escola Estadual Lydia Kitz Moreira, no Jardim Santa Cecília.

Na manhã desta sexta-feira, foi na calçada da Escola Estadual Frederico Barros Brotero, esquina das ruas Jaiminho e Conselheiro Antonio Prado, Vila Progresso, região central de Guarulhos.

Além de ser uma atitude condenável do ponto de vista ambiental, esses cadernos deveriam conter anotações que seriam úteis ao aluno em consultas futuras.

Infelizmente, muitos jovens não se conscientizaram de que a oportunidade de estudar em escola pública deve ser valorizada, que o aprendizado de hoje pode fazer toda diferença na disputa por uma vaga no mercado de trabalho.

Cabe às famílias orientar os filhos para que não ajam dessa forma. E às escolas, sabendo que há alunos que praticam esse ato nocivo, cabe fazer um trabalho de recomendação e prevenção. O meio ambiente agradecerá e o futuro dos jovens também.

Valdir Carleto