Falta d’água há 4 dias irrita moradores do Jardim Tupinambá, região Pimentas

Calor intenso agrava ainda mais a situação - Foto: Enviada por moradores/Vc Repórter/Click Guarulhos
 

No dia 12 de dezembro de 2018, quando o prefeito de Guarulhos, Guti (PSB), firmou contrato de abastecimento com a Sabesp, companhia que já era a maior fornecedora de água para a cidade e de quem o Saae comprava quase toda a demanda utilizada para suprir as necessidades dos moradores nos bairros, fora prometido por ele próprio que no dia 8 de dezembro de 2019, data do aniversário de 459 de Guarulhos, não haveria mais rodízio, tampouco falta d’água. No entanto, pelo menos nas regiões Pimentas e Bela Vista o problema persiste, apontam moradores.

Encaminhamos questionamento à Prefeitura de Guarulhos e à Sabesp. A Sabesp retornou pedindo mais informações, porém até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas, tanto da Companhia quando da Prefeitura. Assim que responderem nós publicaremos.

Segue a resposta da Sabesp, enviada às 19h19, desta terça-feira (17), no fim deste texto. A Prefeitura de Guarulhos não respondeu aos questionamentos do Click Guarulhos.

“Estamos sem água aqui na região do Pimentas há quase quatro dias. Moro na rua Dr. Jarbas Tupinambá, e eu e meus vizinhos estamos sem água até para beber. Gostaria de pedir ajuda para ver se a Sabesp normaliza a situação, pois está bem difícil”, disse Erica Souza, complementado que a rua toda está na mesma situação. “São muitas casas. Hoje (dia 17) veio bem pouquinho pela manhã, o que não é suficiente para subir pras caixas, está praticamente sem (água). O Guti prometeu que não iria mais faltar água em Guarulhos”.

A situação não é diferente na rua J, rua dos Médicos e rua Tucuruí. “O pessoal do Pimentas está sem água faz pelos menos três dias; isso é uma vergonha pro prefeito Guti, o povo quer água”, também se queixou Lucyneyde Lopes Queirós, que gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais. “As pessoas estão desesperadas pela falta d’água. É um absurdo o que a Sabesp está fazendo com a gente”, completou.

Moradoras do Jardim Tupinambá gravaram vídeo revoltadas com o Prefeito Guti (PSB) e criticaram também o governador João Doria (PSDB) e a Sabesp – Divulgação
Protesto de moradoras, à noite, no Jardim Tupinambá – Divulgação

Cristina Levita, também moradora do Pimentas, reclamou que a situação é bastante grave. “Precisamos de água pra beber, fazer comida e tomar banho. Como pode ficar quatro dias sem abastecimento? Isso é inaceitável”, disse ela, que mora rua Tucuruí, 72, também no Jardim tupinambá. “Antes (com rodízio) era um dia com e outro sem água, e só chegava de noite, por volta das 18h30, até as 21h30, no máximo”, complementou.

“Precisamos que acabe com esta falta de água aqui no bairro”, também se queixou a moradora do número 630 da Tupinambá, Selma Freitas.

José Alves, outro morador do Jardim Tupinambá, fez um apelo: “as pessoas que mais sofrem são as crianças e os idosos da casa”.

Bela Vista

Neste vídeo encaminhado ao Click Guarulhos até o padre Bruno se mostra indignado com a falta d’água na casa de sua mãe, no Bela Vista. Assista abaixo.  

Padre Bruno também gravou vídeo com desabafo sobre a falta d’água

RESPOSTA DA SABESP
Segue a íntegra da resposta da Sabesp.
“A Sabesp informa que houve um problema pontual no abastecimento da região do Jardim dos Pimentas e que está trabalhando para solucioná-lo. A normalização está prevista para a madrugada desta quarta-feira (18). A Companhia continua monitorando as redes de água locais e realizando as manobras necessárias para regularizar o fornecimento de água à população e esclarece que está atendendo casos pontuais com o abastecimento por caminhão-pipa. A Sabesp pede desculpas pelos transtornos causados e segue à disposição pelos canais de atendimento ao cliente: telefones 195 e 0800 011 9911 (ligações gratuitas), pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br ou aplicativo da Sabesp para Android e iOS.”

*Com informações enviadas ao canal VC Repórter do Portal Click Guarulhos
** reportagem atualizada às 19h39 com resposta da Sabesp