Último dia para doar parte do Imposto de Renda para projetos sociais

Crianças participam de apresentação cultural que integra a ação formativa Diálogos em Rede - Foto: Eduardo Calábria
 

Parte do Imposto de Renda pode ser doado para os Fundos da Infância e Adolescência, os FIAs. Tal possibilidade está prevista na legislação tributária vigente e, em Guarulhos, apenas 64 pessoas sabem disso, pois esta foi a quantidade de doações na última declaração. Porém, esta sexta-feira é o último dia para fazer a doação. No rodapé desta notícia, há a explicação de como fazê-la.

Foi com base em dados que mostram que a imensa maioria dos contribuintes desconhecem a possibilidade de dar um destino certo a parte do IR que nasceu a campanha sem fins lucrativos Dezembro Roxo, cujo objetivo é conscientizar os contribuintes de Guarulhos e estimular as doações, que podem mudar o rumo do País, através de investimento de parte do valor que já iria para os cofres públicos. 

O dinheiro doado é investido em projetos que proporcionam condições de vida digna para crianças e adolescentes.

Dezembro Roxo em Guarulhos

Os FIAs do País inteiro visam garantir o acesso das crianças e adolescentes a itens básicos de dignidade humana, como estudo, cultura, água, saúde e educação.

São muitos os que vivem em situação de privação extrema, tendo que recorrer aos semáforos ou se submeter ao trabalho infantil, por exemplo, para conseguir sobreviver, numa idade em que outros estímulos deveriam estar sendo prestados.

E é essa realidade que os contribuintes de Guarulhos poderão mudar, ao doarem parte dos seus Impostos de Renda, até o dia 27 de dezembro de 2019.

Aliás, quanto antes doar, mais dedução vai conseguir. É isso mesmo: o governo incentiva a prática e a campanha Dezembro Roxo está apenas disseminando essa informação.

O benefício pode chegar a 6% de dedução para as pessoas físicas, se elas enviarem suas declarações pelo modelo completo, até o final de 2019. Contudo, o benefício de até 3% também é garantido para quem preferir doar entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2020, diretamente pela declaração de IR.

Já as pessoas jurídicas podem conseguir até 1% de abatimento, se forem tributadas pelo regime de Lucro Real.

O potencial em Guarulhos

Atualmente, a cidade recebe apenas 0,14% das doações, enquanto o IR total recolhido chega a R$ 635.571.666,13 somente de pessoas físicas. Ou seja, a cidade repassou apenas R$ 51 mil para os FIAs, enquanto, na verdade, pode aumentar em muito esse número.

E isso está nas suas mãos!

Para enviar sua doação às crianças e adolescentes do Guarulhos, basta seguir o passo a passo:

  1. Acessar o site da Campanha Dezembro Roxo ( https://www.dezembroroxo.com.br )
  2. Escolher o seu estado ou diretamente na página de Guarulhos: https://www.dezembroroxo.com.br/doacoes-guarulhos-sp
  3. Efetuar o cálculo para saber quanto você pode doar
  4. Doar para os dados do FIA que aparecerem na tela

Ou, se você já sabe o quanto pode doar, basta doar para o FIA de Guarulhos, através de transferência bancária, para os dados abaixo:
CNPJ do Fundo: 14.342.434/0001-84
Banco: 001 – Banco do Brasil
Agência: 4770
Conta: 0000069078


foto: Eduardo Calábria/PMG