Instituto EDP divulga projetos sociais que apoiará por meio de Edital em 2020

Projeto Futebol de Rua atende cerca de 150 crianças em vulnerabilidade social na cidade - Foto: Divulgação
 

O Instituto EDP, organização que há onze anos gere as ações socioambientais do Grupo EDP, investirá 1,6 milhão de reais em 8 projetos sociais no estado de São Paulo, um específico de esporte em Guarulhos, o Futebol de Rua pela Educação, por meio do seu Edital de 2020. As iniciativas envolvem áreas como cultura, educação, esporte, geração de renda, empreendedorismo e saúde.

Serão apoiadas as iniciativas Agência Jovens Protagonistas, Construindo Música, Fundo do Idoso, Futebol de Rua pela Educação, Jogos Estudantis Municipais, Oficinas Culturais Brantz Social, Projeto Camerata Jovem, Revitalizar Juntos, e Tem um Rio na Biblioteca.

Nacionalmente, o Instituto EDP vai investir mais de 6,2 milhões de reais em 32 projetos sociais no ano de 2020. Além do Espírito Santo, o Edital também contempla outros seis estados do país onde a Companhia atua, Amapá, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

“Buscamos ajudar na transformação social, seja pela ação direta ou apoiando projetos. Em 2020, temos 32 iniciativas que promovem o desenvolvimento humano das mais diversas formas. Acreditamos que assim podemos continuar contribuindo com a melhora da sociedade e seguir atuando de forma sustentável”, explica Luis Carlos Gouveia, diretor do Instituto EDP.

Projeto Futebol de Rua pela Educação

O projeto Futebol de Rua pela Educação chega ao seu nono ano baseado no conceito da educação pelo esporte. A entidade atua em Guarulhos com aulas voltadas à formação humana e usa como regra principal o Fair Play (conceito vinculado à ética no meio esportivo), incentivando o drible e o “futebol arte”, em vez do gol. Além disso, os alunos são os árbitros de suas próprias partidas, sendo estimulados ao diálogo, companheirismo e protagonismo em todos os momentos.

Confira outros projetos em SP

Já a Agência Jovens Protagonistas, projeto organizado pela Celebreiros, atua hoje na cidade de São José dos Campos e na região metropolitana do Vale do Paraíba. Ao longo de toda sua trajetória, a organização já atendeu mais de 50.000 pessoas, em especial crianças, adolescentes e jovens, contribuindo de forma significativa para a educação, a arte e o desenvolvimento social da região. Por meio da Agência Jovens Protagonistas, apoia e capacita jovens talentos de escolas públicas através de formações em comunicação e arte, além da produção e difusão dos conteúdos audiovisuais em espaços públicos.

Participaram do processo de seleção iniciativas aprovadas pelas Leis de Incentivo Federal nas áreas de Cultura (Lei Rouanet/Cultura – Nº 8.313/91), Esporte (Esporte – Nº 11.438/06), Saúde (PRONON/Saúde – Nº Lei 12.715/12, destinadas à Oncologia, e PRONAS/Saúde – Nº Lei 12.715/12), Criança e Adolescente (Lei Nº 8069/90) e Idoso (Lei Nº 12.213).

Para saber mais sobre o Instituto EDP, acesse: www.institutoedp.org.br

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado em 2008, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2018,  iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 80 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.