Cachorro idoso e cego ganha novo lar após resgate e recuperação no DPAN

 

Uma adoção especial emocionou os servidores do Departamento de Proteção Animal (DPAN) da Prefeitura de Guarulhos. Após mais de dois anos morando no canil municipal, em Bonsucesso, o dócil Bebezão, cão idoso resgatado da rua com fraturas devido a um atropelamento, sarna, dermatite e cegueira, foi finalmente adotado e está aproveitando a vida em uma casa ampla com um cantinho adaptado só pra ele, muito amor e a companhia de outros animais.

Bebezão agora está sob tutela da advogada Antônia Trasancos Pigueiras, 56 anos, que também cuida de seis gatos deixados por sua mãe falecida há cerca de um ano, e de uma cadela filhote resgatada por ela após constatação de maus-tratos. “Se eu pudesse dizer algo às pessoas que procuram por um animal de estimação, diria para escolherem um especial porque a ideia de que dão muito trabalho é mito devido à própria condição em que eles se encontram. Bebezão é cego e sabe de suas limitações, por isso é muito tranquilo. Mesmo assim ele se adaptou bem ao local que ele escolheu aqui em casa. O amor que ele retribui é diferenciado, parece ser um amor maior”, relata Antônia.

Atualmente há 22 animais com necessidades especiais, seja por algum tipo de deficiência, resultado de maus-tratos ou pela idade avançada, sob tutela do município. Devido às suas condições físicas e psicológicas, todos passaram por um longo processo de recuperação, que inclui avaliação clínica e tratamento, castração, vacinas, microchipagem e ressocialização, para só então serem encaminhados à adoção.

Segundo a diretora do DPAN, Andrea Viegart, a recompensa por adotar um animal com necessidades especiais é o amor que ele é capaz de trazer para a vida das pessoas. “Geralmente esse tipo de animalzinho espera por anos na fila de adoção para encontrar uma nova família e poder viver uma vida mais feliz, com afeto. Em troca, ele apenas retribui o cuidado com amor”.

Os animais disponíveis para adoção podem ser conhecidos pessoalmente no DPAN Bonsucesso (rua Santa Cruz do Descalvado, 420) ou através do portal do dpan.guarulhos.sp.gov.br. A Prefeitura também promove campanhas de adoção em parceria com a rede Petz e o Shopping Bonsucesso.