Orquestra no Bairro leva música sinfônica para o CEU Ottawa-Uirapuru nesta sexta-feira

 

Despertar o interesse das crianças pela música é um dos objetivos do programa Orquestra no Bairro, que no próximo dia 6 de março, sexta-feira, às 10h, apresenta espetáculo no CEU Jardim Ottawa-Uirapuru. Na ocasião, a Orquestra Gru Sinfônica oferece aos alunos das Escolas da Prefeitura Missionária Undina Capellari Nunes e Álvares de Azevedo repertório com composições do universo da música clássica. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade.

A programação do espetáculo é diferenciada, com arranjos musicais especialmente elaborados para que as crianças possam compreender o processo de criação da música e a relação dos sons com cada um dos instrumentos.

Música sinfônica e interação com a plateia

O maestro Emiliano Patarra, regente das orquestras Jovem e Gru Sinfônica, explica que os novos arranjos têm como objetivo promover grande interação entre a música sinfônica e a plateia, principalmente com as crianças. Para tanto, o repertório mescla o conhecimento prévio que elas têm a partir do contato com a música sinfônica em trilhas sonoras, por exemplo, com alguns elementos da tradição folclórica e popular brasileira.

“O objetivo é resgatar as canções infantis, um acervo muito importante para esse período de formação das crianças e que deve ser valorizado e preservado, e também reencontrar músicas que elas já conhecem dos filmes e desenhos animados, demonstrando em cada uma dessas peças quais são os instrumentos que compõem esse material sonoro”, pontua Patarra.

O maestro enfatiza ainda que, no movimento de execução, é muito importante que exista o elemento interativo. Para tanto, o espetáculo é voltado aos espectadores, que interagem com os instrumentos e instrumentistas. “Bater palmas, ajudar na regência da orquestra junto com o maestro, fazer perguntas, o importante é que a plateia seja tão ativa quanto os músicos que estão tocando no palco”, observa.

Atuação dos novos instrumentistas

A Gru Sinfônica é parte do projeto Música nas Escolas, uma iniciativa da Secretaria de Educação que objetiva promover o ensino, a integração e o convívio dos alunos com o universo da música. Para tanto, os instrumentistas da nova orquestra da cidade atuam nas unidades escolares da rede municipal. Além da oferta de iniciação musical para crianças, o projeto cria, por meio da parceria com a Pasta de Cultura, uma nova temporada de espetáculos sinfônicos gratuitos, para que a cidade de Guarulhos possa respirar música cada vez mais.

Além dos ensaios e concertos mensais, os instrumentistas da Gru Sinfônica atuam na elaboração de atividades pedagógicas nas escolas participantes do programa com uma frequência de seis horas semanais, aos sábados.

Serviço

·        Orquestra no Bairro, com a Orquestra Gru Sinfônica

Data: sexta-feira, dia 6 de março

Horário: 10h

Local: CEU Ottawa-Uirapuru. Avenida Morada Nova, 208, Jardim Ottawa

Entrada gratuita

Classificação livre