Ministro da Saúde recomenda fazer máscaras de tecido e que todos usem ao sair à rua

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informa que as circunstâncias demonstram que é preciso rever a recomendação inicial de que apenas usassem máscaras as pessoas contaminadas e as que estejam na linha de frente do atendimento à população.

Os governos estão com dificuldade para comprar máscaras descartáveis e as cirúrgicas, porque a produção está concentrada na China e, com a imensa demanda, carregamentos não estão chegando em quantidade suficiente para suprir as necessidades. E, por isso, é natural que estejam em falta também para os consumidores em geral.

Mandetta afirmou, porém, que para a proteção individual das pessoas que tenham de sair às ruas, as máscaras de pano que podem ser feitas em casa e serem lavadas após o uso. Ele disse que o Ministério produzirá um protocolo com essa nova orientação.

“A gente vai fazer esse protocolo, vai divulgar, para a gente usar no ônibus, no ir e vir, pessoal que está na parte de menor contato, que fica mais na questão do isolamento social, mais no distanciamento, mas que precisa de reforço de barreira por conta da profissão, por conta da atividade.”


Mandetta reforçou que esta e a próxima semana são as mais importantes para procurar deter a curva de crescimento e evitar que haja sobrecarga nos hospitais, pois, se houver um aumento muito elevado no número de casos em poucos dias, o sistema de saúde não terá condições de atender a todos, principalmente por falta de respiradores. Ele informou que uma compra feita da Argentina, com verba já destinada, acabou não sendo entregue.

Especialistas de vários países têm defendido que o uso de máscaras simples, até mesmo feitas de pano ou de TNT, podem ajudam a achatar a curva de transmissão e diminuir o número de casos.

Voluntários têm se mobilizado para produzir máscaras artesanais e distribuí-las. Ações de cidadania como essa podem ser desenvolvidas em casa, como uma forma das pessoas se sentirem ocupadas e serem úteis à coletividade.

Médica do DF explica os motivos para usar máscara e que só isso não basta para se prevenir



O site br.pinterest.com mostra vários modelos de máscaras artesanais. Há vídeos na internet, ensinando como fazer máscaras de pano: