Guarulhos tem 7 mortes confirmadas de coronavírus e 34 a averiguar

Os trabalhadores produzem máscaras faciais à medida que a demanda por sua produção aumenta rapidamente e se esforça para atender aos pedidos, nas instalações de um fabricante turco em Istambul, Turquia, em 30 de janeiro de 2020.
 

Neste sábado (4), a Secretaria da Saúde informou ter a confirmação de mais um óbito atribuído ao coronavírus, totalizando 7 até o momento, e que chegam a 34 as mortes suspeitas de serem decorrentes da doença.

Houve também a confirmação de mais dois casos de Covid-19 em Guarulhos, ambos do sexo masculino, sendo um com 37 anos e o outro com 45 anos. Com isso, são 56 casos confirmados no município. Foram descartados 206 e há 1.693 em investigação.

Nota da Assessoria de Imprensa informa que, seguindo sempre as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Guarulhos segue realizando ações no combate ao coronavírus.

Centro de Combate ao Coronavírus

Uma das principais ações em andamento é a ampliação do amparo médico dos munícipes neste momento crítico. A partir da próxima terça-feira (7), a Prefeitura de Guarulhos vai colocar em operação toda a estrutura do complexo do Centro de Combate ao Coronavírus (3C-Gru), localizado ao lado do Clube Cecap (avenida Odair Santaneli, 101).

Desde a semana passada o hospital de campanha está realizando a triagem das pessoas, mas a partir de terça-feira passará a contar com o suporte dos equipamentos de tomografia e ultrassonografia e com 71 leitos, sendo dez de alta complexidade com apoio de respiradores (UTI), funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender pacientes com a Covid-19.

No local continua normalmente o drive-thru para realizar a triagem de quem está com sintomas da doença, com capacidade para atender até seis carros simultaneamente, bem como outro espaço para atender os pedestres, que funciona de segunda a domingo, das 7h às 19h.

Drive-Thru

Neste sábado (4) e domingo (5), das 8h às 17h, acontece o Drive-Thru Solidário, no Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/nº), para arrecadar alimentos, água e produtos de limpeza. As doações serão encaminhadas ao Fundo de Solidariedade da Prefeitura, e será possível colaborar com a campanha sem sair do carro.    

Máscaras pela Vida

Ainda na quinta-feira (2), a Prefeitura lançou o Programa Máscaras pela Vida, que tem como objetivo disseminar o uso de máscaras caseiras por todos aqueles que precisem, em algum momento, sair às ruas.

Em paralelo, a Secretaria de Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade iniciaram uma campanha para arrecadar tecidos para a confecção de máscaras que serão distribuídas gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade e para comunidades carentes.

A entrega começa na próxima semana. Quem quiser colaborar deve entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social pelo número (11) 99918-9310.

Conscientização

A Prefeitura pede também a colaboração de todos os munícipes para que fiquem em casa e só saiam às ruas, usando máscara, quando for inevitável. Desta forma, todos se protegem e salvam vidas. O Ministério da Saúde reforça que o vírus é muito contagioso e evitar aglomerações neste momento e a melhor forma de impedir a contaminação.  

Para mais informações sobre ações de combate ao Covid-19 em Guarulhos acesse guarulhos.sp.gov.br/coronavirus.