quinta-feira, 7 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioDESTAQUEEstudo alerta: distância de 1,5 metro é pequena para conter contágio

Estudo alerta: distância de 1,5 metro é pequena para conter contágio

 

Um estudo divulgado hoje (9) alerta que a distância social de 1,5 metro, recomendada pelas autoridades de saúde, é insuficiente para impedir o contágio por covid-19 e que essa distância deve ser de pelo menos quatro metros.

Os valores sugeridos no estudo, feito por pesquisadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos, das universidades de Leuven, na Bélgica, e Eindhoven, na Holanda, baseiam-se em simulações de como as partículas de saliva se soltam quando as pessoas estão paradas, caminhando, correrendo ou andando de bicicleta.

“Se alguém transpira, tosse ou espirra enquanto caminha, corre ou anda de bicicleta, a maioria das micropartículas permanece numa corrente de ar atrás dessa pessoa, o que faz com que outra que venha atrás se mova em meio a essa nuvem de micropartículas”, explica Bert Blocken, professor de engenharia civil nas duas universidades.

O estudo constatou que a distância recomendada de 1,5 metro é “muito eficaz” para aqueles que ficam em ambientes fechados ou ao ar livre com bom tempo, mas que é insuficiente para situações em que as pessoas caminham ou praticam esporte.

O estudo mostra ainda que o risco é maior quando uma pessoa está atrás da outra e é reduzido se estiver andando ou correndo lado a lado ou em formação diagonal.

Ainda assim, os especialistas aconselham que diante dos cálculos realizados, seja mantida uma distância de quatro ou cinco metros ao andar atrás de outra pessoa, dez metros ao correr ou andar de bicicleta devagar e de pelo menos vinte metros ao andar rápido.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, já infectou mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar situação de pandemia.

*Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

 Sebrae-SP renova contrato com Senac-SP para capacitações técnicas gratuitas no Estado de SP

Com o objetivo de seguir levando capacitação técnica para micro e pequenas empresas, além de pessoas que querem começar a empreender no Estado, o...

Promoção da Buser irá premiar 5 participantes com um ano de viagens grátis

No mês em que celebra cinco anos de história, a Buser, maior plataforma de intermediação de viagens de ônibus do País, sorteará 1 ano...

Poupatempo faz mutirão de renovação de CNH para motoristas profissionais

Neste sábado, 2 de julho, o Poupatempo realizará o mutirão “EAR” para facilitar e incentivar a regularização dos motoristas de carro ou moto que...

UBSs São Rafael, Belvedere e Soberana estão abertas hoje pelo Saúde Agora

Neste sábado (2) três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guarulhos estão abertas até às 16h para atender a população para consultas, exames...

Guarulhos recebe inscrições para cursos de produção de doces até 5 de julho

Estão abertas até o próximo dia 5 de julho as inscrições para os cursos de fabricação de cupcakes e bolos caseiros (16 vagas) e...