Substância da cannabis liberada no Brasil pode ter propriedades antioxidantes

 

Nos últimos tempos, a preocupação com a saúde cresceu e alguns conceitos entraram na vida dos brasileiros, impulsionados principalmente pela internet. Um deles é o dos antioxidantes, muito vistos em sucos naturais, conhecidos como sucos detox. São várias receitas de sucesso e depoimentos de pessoas que tiveram a saúde melhorada com as propriedades naturais de alguns dos alimentos utilizados, como o gengibre, a couve e a romã.

O canabidiol, substância derivada da planta da maconha e que foi regularizada recentemente no Brasil, contém propriedades antioxidantes, ou seja, possui funções semelhantes às dos sucos detox. As pesquisas sobre o assunto ainda são muito novas. Então, ainda é cedo para mensurar a eficiência do uso do canabidiol como antioxidante, mas os resultados obtidos até o momento indicam que ele pode ser uma fonte riquíssima – até 50% mais forte que algumas vitaminas. Para saber mais sobre o andamento dos estudos, acesse este link.

Além da potencial função detox, os medicamentos à base de canabidiol também podem auxiliar no tratamento de diversas doenças, como a asma, o transtorno do espectro autista, o mal de Parkinson e a epilepsia, o que explica a liberação da substância no País. A substância não tem os efeitos psíquicos da maconha, pois é retirada da planta do cânhamo, que embora também seja cannabis, não é a mesma que origina a droga.

A onda do detox

A busca por antioxidantes acontece porque o nosso corpo libera moléculas conhecidas como radicais livres, que tendem a se associar com outras moléculas do corpo. Em alguns casos, quando a produção de radicais livres é muito intensa, eles acabam se associando com moléculas saudáveis e se tornando tóxicos, podendo ocasionar quedas na imunidade e envelhecimento precoce, além de outras doenças. Então, explicando em palavras fáceis, os antioxidantes fornecem os átomos buscados pelos radicais livres, evitando que eles se associem às moléculas erradas e causem esses malefícios.

Aí é que entram os alimentos citados. As vitaminas C e E são fontes conhecidas de antioxidantes, assim como o ômega 3, o selênio, o zinco e outros nutrientes. Isso explica a razão pela qual as pessoas preparam sucos de couve com laranja, por exemplo – aliando as vitaminas E e C.

Muitas pessoas questionam a eficiência da moda do detox, já que o nosso corpo tem capacidade de se desintoxicar através dos seus próprios processos. Assim, uma dieta detox só seria indicada para quem realmente tem um excesso de radicais livres no organismo. Porém, não faz mal algum ingerir os sucos, já que é uma forma de tornar a vida mais saudável. Mesmo que a desintoxicação seja desnecessária, os nutrientes das frutas e verduras ajudarão a manter a alimentação equilibrada, dando mais disposição e energia.

ref. da foto: https://www.pexels.com/pt-br/foto/clinico-close-erva-erva-daninha-2731664/