PUBLICIDADE
InícioCIDADANIAProcon fiscaliza plano de saúde por negar adesão de beneficiária com síndrome...

Procon fiscaliza plano de saúde por negar adesão de beneficiária com síndrome de Down

Publicado em
PUBLICIDADE

Agentes do Procon Guarulhos estiveram na quarta-feira (13) na sede do Santaris Health Sistema de Saúde, Jardim Santa Mena, para apurar denúncia de uma mãe que teve a contratação do plano de saúde negada para sua filha de 11 meses em virtude da síndrome de Down, atestada na declaração de saúde médica.

Na oportunidade, o gerente da empresa Santaris Health Sistema de Saúde explicou que a venda do plano era terceirizada a corretores e a informação de negativa do caso da consumidora não chegou ao seu conhecimento. Todavia, reconheceu que a prática é ilegal, razão pela qual se comprometeu a incluir a criança como beneficiária do plano de saúde, bem como apurar eventual prática reprovável.

 

O Procon esclarece que a síndrome de Down é uma alteração genética que não pode  ser considerada doença ou lesão preexistente, bem como ser causa impeditiva de adesão ao plano de saúde, sob pena de prática abusiva e discriminação, conforme o art. 39 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor e o art. 14 da lei 9.656/1998, que trata dos planos de saúde.

No local, os agentes também observaram a qualidade do álcool em gel utilizado para higienizar as mãos dos beneficiários do plano e constatou que o produto utilizado era abaixo de 70º INPM, portanto inapropriado para a proteção contra a Covid-19. O produto foi apreendido pelos agentes para análise técnica e posterior notificação do fabricante para que responda nos termos da lei 8.078/1990.

Para tirar dúvidas e fazer denúncias, basta entrar em contato com o Procon pelo Disque-Denúncia (151), através do Procon Digital em procon.guarulhos.sp.gov.br ou  por meio do WhatsApp (99656-9677).

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE