Saúde de Guarulhos explica procedimento quando há servidores infectados

 

Um internauta informou ao Click Guarulhos que, na UBS Morros dois funcionários foram afastados por terem sido contaminados pelo coronavírus.

A informação preocupa usuários, que entendem que os demais funcionários podem ter sido contaminados e deveriam passar por exames para verificação, pois podem ser assintomáticos e transmitirem o vírus a outros profissionais e aos pacientes.

Enviamos questionamento à Secretaria da Saúde, sobre os procedimentos adotados nesses casos, pois a falta de testes poderia fazer com que servidores, mesmo assintomáticos, poderiam estar infectados. Perguntamos qual a orientação da Secretaria da Saúde aos servidores que atuam em UBSs que tenham algum funcionário infectado e afastado. Apesar de a informação ser específica de uma unidade, a resposta pode esclarecer moradores de todos os bairros.

Por meio da Assessoria de Imprensa, a Secretaria de Saúde informou que tem unidades específicas para a realização do exame PCR (que consiste na pesquisa direta do vírus das mucosas das narinas e orofaringe) em profissionais de Saúde. “Portanto, a orientação da Secretaria é para que todo profissional de Saúde que apresente qualquer início de desconforto respiratório, incluindo perda de olfato e de paladar, procure imediatamente essas unidades para a realização do exame e início da quarentena sempre que necessário. A Secretaria de Saúde esclarece ainda que não utiliza o teste rápido, uma vez que ele tem baixa assertividade e não identifica o vírus, como é o caso do PCR, que é o exame indicado para a confirmação do diagnóstico do Covid-19”, concluiu.

foto: Google Maps