Vacina contra a gripe: agora é a vez de gestantes, puérperas e crianças

 

A Secretaria da Saúde convoca as gestantes e puérperas (mães que tiveram bebê nos últimos 45 dias) para que procurem um posto de vacinação e se protejam contra a influenza (gripe). A mesma recomendação vale para os pais que ainda não levaram seus filhos menores de seis anos para tomar a vacina, uma vez que a campanha termina oficialmente nesta sexta-feira (5). Mesmo não tendo chegado o Inverno, período em que aumenta a circulação de vírus, resultando em maior número de casos de gripe, resfriado e outros problemas respiratórios, a sazonalidade dessas doenças já começou.

Em Guarulhos as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que algumas delas estão vacinando em postos volantes (locais próximos às unidades) e outras em sistema drive-thru para evitar aglomerações e ampliar o acesso ao público-alvo. No entanto, de acordo com a mais recente prévia da campanha divulgada pela Secretaria da Saúde, apenas 36,31% dos bebês menores de dois anos foram imunizados até agora.

A baixa cobertura se repete nas faixas etárias de dois a cinco anos (37,32%) e de cinco anos completos (29,57%), bem como entre gestantes e puérperas, público-alvo no qual a cobertura vacinal está em 31,28% e 37,37%, respectivamente. Em contrapartida, em alguns grupos, a meta de 90% foi superada, como é o caso dos profissionais de saúde (138,74%), idosos com 60 anos ou mais (129,3%), portadores de doenças crônicas (101,8%) e população privada de liberdade (98,25%).

Vale esclarecer que os percentuais acima de 100% indicam que a população que integra esses grupos pode ter sido subestimada pelo Ministério da Saúde ou ainda que pessoas de cidades vizinhas tenham procurado Guarulhos para tomar a vacina. Outros públicos que também estão abaixo da meta são os funcionários do sistema prisional com 78,72%, os professores (39,38%) e os adultos com 55 anos ou mais (20,92%).

Já os profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento, pessoas com deficiência, portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores não entram na prévia, uma vez que não há informações quanto ao número de pessoas que integram essas categorias.

Caminhoneiros

A partir desta terça (2) até quinta-feira (4), enfermeiros e auxiliares de enfermagem da Secretaria da Saúde farão uma ação de vacinação para caminhoneiros no Posto B&G, localizado no km 29 da rodovia Ayrton Senna (sentido interior), das 9h às 14h. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Guarulhos e a concessionária Ecopistas.