Em “live” transmitida pelas redes sociais nesta sexta-feira, 5/6, o secretário de Justiça, Airton Trevisan, informou os números atualizados da covid-19 em Guarulhos. Estão confirmados 3.614 casos de contaminação e 302 óbitos atribuídos à doença pelos exames. Há ainda 92 mortes cujas causas faltam ser apuradas.
Os dados de pacientes recuperados não foram divulgados nesta sexta-feira. Ontem, eram 2.744 pacientes curados da doença.
No hospital de campanha do Parque Cecap estão 53 pacientes, sendo 35 na enfermaria, dez nas UTis, três na sala vermelha e cinco em observação. Houve mais um óbito na unidade.
O prefeito Guti fez uma comparação do índice de casos confirmados e de mortes entre Guarulhos e outras 13 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, na proporção para cada mil habitantes, demonstrando que é o município com menor incidência tanto em um fator quanto no outro.
Fake news
Ele comentou que registrou Boletim de Ocorrência contra internauta que espalhou informações falsas a seu respeito e anunciou que fará o mesmo com todos que divulgarem fake news. Citou um número de telefone que compartilhou dados de um suposto cartão de crédito do prefeito, com despesa de R$ 195 mil em um mês. Guti afirmou que não tem esse cartão, nem conta no tal banco e mostrou faturas pessoais com valor abaixo de R$ 1 mil por vários meses seguidos. O secretário de Justiça citou as penas a que estão expostas as pessoas que espalham notícias inverídicas, mesmo que não sejam delas as mensagens originais. Mencionou também postagens a respeito de sua própria remuneração, argumentando tratar-se de honorários de acordo com o Estatuto da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), referendado por decisões do Supremo Tribunal Federal.

