Canil aposenta pastor belga após oito anos de colaboração em ações da GCM

 

A Inspetoria de Patrulhamento Especializado com Cães (Canil) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos aposentou nesta terça-feira (9) o pastor belga groenendael Cyrus, com honras ao mérito pelo trabalho policial executado ao longo de oito anos. Cyrus é o primeiro cão a ter sua foto estampada na galeria K-9 dos Inativos do Canil.

Cyrus participou de ocorrências de vulto, apresentações em escolas e entidades e sempre auxiliou as atividades desenvolvidas pela GCM. Há alguns meses, Cyrus atuou em uma operação conjunta envolvendo equipes da Polícia Militar e do Canil na localização e apreensão de um grande número de entorpecentes na região da Vila Nova Bonsucesso. Na ocasião foram encontradas 884 unidades, entre cocaína, maconha e crack.

O pastor trabalhava com faro e também com guarda e proteção. Agora, ao se aposentar, passa a morar e receber cuidados do seu último condutor – o guarda civil classe especial Gonçalves.

A Inspetoria de Patrulhamento com Cães é responsável pelo treinamento dos cães que atuam no patrulhamento diário, no Controle de Distúrbio Civil (CDC), na busca por pessoas desaparecidas, em desapropriações, na busca por entorpecentes, no controle de grandes aglomerações (estádios, parques e eventos), entre outros serviços de segurança.