quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioCANAISECONOMIAEx-consultor da ONU fará "live" no Instagram das Faculdades Guarulhos sobre a...

Ex-consultor da ONU fará “live” no Instagram das Faculdades Guarulhos sobre a Administração e Negócios no pós-Covid-19

 

As Faculdades Guarulhos estão promovendo uma “live”, nesta quinta-feira, 18/6, às 20h, pelo Instagram, com o renomado professor doutor Ladislau Dowbor, com o tema: “A Administração e Negócios na Economia no Pós Covid-19”.

Formado em Economia Política pela Universidade de Lausanne, Suiça e doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976), atualmente é professor titular no Departamento de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de Economia e Administração. Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”, incluindo o Sebrae. É autor e co-autor de cerca de 40 livros (mais dados abaixo).

Dowbor abordará na “live”, além do tema específico sobre o que será da economia mundial após a pandemia da covid-19, o conteúdo do artigo “A economia desgovernada: novos paradigmas” e sobre o livro “O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais”. Atuará como debatedor o professor Paulo Cadette.

Como acessar

A live será transmitida pelo Instagram das Faculdades Guarulhos

https://www.instagram.com/facguarulhos/

Quinta-feira, 18/6 – 20h

Atividades do professor doutor Ladislau Lowbor

Ele atua como conselheiro no Instituto PolisIDEC, Instituto Paulo Freire, Conselho da Cidade de São Paulo e outras instituições. Sua área principal de atuação é o ensino e organização de sistemas de planejamento. Nos anos 1970, foi professor de finanças públicas na Universidade de Coimbra. A convite do ministro Vasco Cabral, tornou-se coordenador técnico do Ministério de Planejamento da Guiné-Bissau (1977-81).

Ladislau Lowbor foi consultor do secretário-geral da ONU, na área de Assuntos Políticos Especiais (1980-81). Dirigiu vários projetos de organização de sistemas de gestão econômica, na qualidade de assessor técnico principal de projetos das Nações Unidas, em particular na Guiné Equatorial e na Nicarágua. É consultor de vários governos, particularmente para a organização de sistemas descentralizados de gestão econômica e social (Costa Rica, Equador, África do Sul).

No período 1989-92 foi secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo, respondendo em particular pelas áreas de meio ambiente e de relações internacionais.

Em sua obra literária, além de numerosos artigos, destacam-se os livros: “Formação do Terceiro Mundo”, Brasiliense, 15 edições; “O que é capital?”, Brasiliense, 10 edições; “Aspectos econômicos da Educação”, Ática, 2 edições; “Introdução ao Planejamento Municipal”, Brasiliense. O seu livro sobre “Formação do Capitalismo no Brasil”, publicado em diversos países, conta com a versão brasileira atualizada pela Brasiliense, em 2010.

Pesquisas do autor

Ao longo dos últimos anos, tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas descentralizados de gestão, particularmente no quadro de administrações municipais, envolvendo sistemas de informação gerencial, políticas municipais de emprego, políticas integradas para criança de risco e gestão ambiental.

Recentemente, suas pesquisas giram em torno das dinâmicas do sistema financeiro nacional e internacional. Deste estudo já foram publicados os seguintes livros: “A Era do Capital Improdutivo” (Autonomia Literária, 2017), “Os estranhos caminhos do dinheiro” (FPA, 2013), “O pão nosso de cada dia: os processos produtivos no Brasil” (FPA, 2015) e “Juros extorsivos no Brasil: como o brasileiro perdeu o poder de compra”, (Ética, 2016).

Toda sua produção está disponível na home-page dowbor.org.

Links para quem quiser saber mais sobre os temas que serão abordados:

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
2,828SeguidoresSeguir
1,508SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Auxílio Brasil é pago hoje a cadastrados com NIS final 6

Nesta terça-feira (25) a Caixa paga o Auxílio Brasil a beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 6. O valor mínimo do benefício é R$...

Anac dá primeira autorização para entrega comercial usando drones

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização para uma empresa utilizar drones para entregas comerciais. A contemplada foi a companhia...

SP: população em situação de rua cresce 31% em 2 anos, mostra censo

O número de pessoas vivendo nas ruas da capital paulista passou de 24.344 para 31.884 ao final de 2021, o que representa um aumento...

Acqua Sport e suas múltiplas atividades

A Academia Acqua Sport está em atividade em Guarulhos há 40 anos, fundada pelo professor Marcos Antonio Magnoni, cujo trabalho com o de sua...

Governo de São Paulo autoriza abertura de licitação para o Rodoanel Norte

O Governo de São Paulo publicou neste sábado (22), no Diário Oficial, o decreto que autoriza a abertura de licitação para a conclusão do...