A equipe do Zoológico de Guarulhos comemora nesta quinta-feira (2) a primeira semana de vida da filhote fêmea de lobo-guará nascida no parque no dia 24 de junho, data de aniversário de três anos da loba Kiara, que deu à luz três filhotes, sendo que dois deles nasceram mortos após gestação de 65 dias.
Resgatada para tratar uma fratura no membro posterior esquerdo, que deixou sequelas que impossibilitam a devolução do animal à natureza, Kiara chegou ao Zoo de Guarulhos em outubro de 2019 para formar casal com o macho Pequi. O objetivo da união foi justamente favorecer a procriação da espécie altamente ameaçada de extinção.
A diretora do zoológico, Fernanda Magalhães, comentou o nascimento da lobinha: “Uma das funções primordiais dos zoológicos é contribuir com a preservação da biodiversidade, por isso estamos muito felizes com este acontecimento, que traz esperança a esta espécie ameaçada de extinção, reiterando a importância do nosso trabalho”.
Lobo-guará
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o animal símbolo do cerrado brasileiro. Trata-se do maior canídeo da América do Sul, podendo atingir entre 20 e 30 kg de peso e até 90 cm na altura da cernelha (região localizada entre os ossos do ombro e a base do pescoço). Todos os países em que a espécie ocorre (Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia) o classificam em algum grau de ameaça. Estima-se que existam somente 23 mil exemplares na natureza.
Serviço
O Zoo está temporariamente fechado devido à pandemia de Covid-19, mas os animais e a rotina do local podem ser conhecidos nas páginas do parque no Facebook (Zoológico de Guarulhos) e no Instagram (zooguarulhos).