Etecs e Fatecs arrecadam computadores e celulares para estudantes na quarentena

 
A corrente de solidariedade das unidades do Centro Paula Souza abraçou também o desafio de arrecadar computadores, tablets, notebooks e celulares. Os equipamentos são doados aos alunos que tem dificuldade de acompanhar as aulas online, durante o período de isolamento social por falta de um dispositivo eletrônico.

A campanha de doação continua e cerca de 100 estudantes de Etecs e Fatecs já receberam algum aparelho para participar das atividades pela plataforma digital Microsoft Teams. O projeto solidário Reciclaetec da Etec Antonio Devisate, de Marília, é uma das iniciativas que arrecada, conserta e doa equipamentos aos alunos durante a quarentena. Desde o início do isolamento social, a Etec já entregou 10 computadores para estudantes dos cursos de Enfermagem, Contabilidade e Informática para Internet: “É gratificante montar um equipamento e doá-lo permitindo a inclusão social e pedagógica”, avalia o professor e responsável pelo laboratório de Informática, Fábio Moura.

Em funcionamento desde 2011, o Reciclaetec é realizado pela escola em parceria com o Rotary Club, Prefeitura de Marília e empresas da região. Os estudantes da Fatec Tatuí Libania Fernanda Ribeiro e Jean Henrique de Jesus estão entre os contemplados pela campanha solidária. Eles não possuíam tecnologia compatível para acompanhar as aulas do curso de Gestão da Tecnologia da Informação e o problema foi resolvido por meio da doação de computadores. As máquinas foram consertadas por colegas dos cursos de Automação Industrial e Manutenção Industrial. 

A Fatec Tatuí e a Etec Tenente Aviador Gustavo Klug de Pirassununga são algumas das unidades do CPS que desenvolvem o projeto Caça-Níquel, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), para reaproveitamento e descarte adequado dos componentes eletrônicos. As máquinas de jogos apreendidas são entregues para Fatecs e Etecs que reutilizam as peças no laboratório para manutenção e montagem de computadores, totens e tablets. Segundo o diretor da Fatec Tatuí, Mauro Tomazela, essa parceria, iniciada em 2009, já desmontou cerca de 4 mil caça-níqueis para serem reaproveitadas em outros dispositivos.    
 
Conheça as unidades do (CPS) que fazem campanhas de arrecadação de equipamentos eletrônicos e saiba como participar.