Prefeitura inicia reforma da Maria Fumaça no Centro de Guarulhos

 

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta semana a reforma da locomotiva a vapor, popularmente conhecida como Maria Fumaça, localizada na praça Prefeito Paschoal Thomeu (ao lado da praça IV Centenário), uma das principais entradas da cidade. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com empresas privadas e sem custos ao município.

Vandalizada e deteriorada pela ação do tempo, a locomotiva, que é similar à que puxava o trem da ferrovia de Guarulhos, já teve a pichação removida e recebeu aplicação de tinta de fundo preparadora e massa plástica para correção de desgastes. As próximas etapas da restauração serão a troca das peças enferrujadas, conserto da chaminé, aplicação da nova pintura e iluminação. O local será cercado com gradil para inibir novos atos de vandalismo.

A Sema busca agora novas parcerias para a reforma da estação e da casa do chefe da estação, conhecida como Casa Amarela. O local é um conhecido ponto turístico da cidade e fica localizado onde era a estação Guarulhos da Estrada de Ferro Sorocabana, anteriormente chamada Tramway da Cantareira.