Em um momento em que os estoques dos bancos de sangue estão com níveis muito abaixo do necessário, iniciativas para incentivar a doação de sangue são muito importantes.
A campanha que une a organização sem fins lucrativos SAS Brasil, a Roche, a rede de supermercados DIA Brasil e o Hemocentro São Lucas, para levar um banco de sangue móvel a diversos pontos da Grande São Paulo, estará nesta sexta-feira, 10/7, na sede da empresa Truckvan, Estr. Velha Guarulhos-Arujá, 950, em Bonsucesso.
De 13 a 17, estará no Dia Supermercado, em Arujá. Veja abaixo os demais locais e respectivas datas.
Doar com segurança
Para garantir que tudo seja feito dentro dos protocolos vigentes e evitar aglomerações, as doações acontecem com horário marcado via agendamento por WhatsApp. O cadastro é realizado na parte externa da carreta, em salas separadas e com uma pessoa por vez, para permitir a realização de triagem e identificar possíveis infectados por Covid-19. As cadeiras para coleta ficam a 1,5m de distância entre elas e há fluxos para não ter circulação cruzada, como entrada e saída independentes, evitando ao máximo contato físico. Todos, funcionários e doadores, devem estar de máscara. O lanche após a doação é oferecido na parte de fora da unidade móvel, que é frequentemente higienizada. O Hemocentro São Lucas, responsável pela coordenação técnica da ação, tem um protocolo para que as coletas ocorram dentro do padrão de qualidade e segurança exigidos.
Quem pode doar sangue
Para doar sangue os candidatos precisam ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável), pesar no mínimo 55 quilos, estar em bom estado de saúde e levar documento oficial com foto no momento da doação. Em relação ao coronavírus não podem doar pessoas que apresentem sintomas como tosse, febre e dores no corpo. Quem teve contato com pessoas infectadas deve aguardar 14 dias para fazer a doação. Já quem foi curado da doença deve esperar 30 dias para doação. Para saber sobre pré-requisitos mais específicos consulte http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue
Serviço
O agendamento para doação de sangue na carreta itinerante deve ser feito pelo WhatsApp: (11) 95897-1046, das 8h às 20h, também aos finais de semana. O horário de coleta é entre 8h e 16h, sendo que o último cadastro será realizado às 14h.
Agenda
Confira os locais e datas da carreta de doação de sangue aberta ao público:
– 10 de julho
Truckvan Guarulhos (Estr. Velha Guarulhos-Arujá, 950 – Bonsucesso),
– 13 a 17 de julho
Prefeitura de Arujá (R. Rodrigues Alves, 51 – Jardim Albino Neves, Arujá),
– 20 a 22 de julho
Supermercado DIA (Av. São Miguel, 6663),
– 23 e 24 de julho
Supermercado DIA São Paulo (Av. Teotonio Vilela, 4420, Jd Sta Edwiges)
– 27 a 29 de julho
Supermercado DIA Francisco Morato (Rua Vinte e Um de Março, 350, bairro Belém Estação)
– 30 e 31 de julho
Supermercado DIA Santo André (Avenida Itamarati, 2325)
Para saber mais sobre a ação: http://sasbrasil.org.br/hemocentro/

