Governo de SP acata argumentos e Guarulhos poderá reabrir bares, restaurantes, salões de beleza e academias

 

O prefeito de Guarulhos, Guti, informou em transmissão ao vivo às 19h desta sexta-feira que o governo estadual acatou a argumentação apresentada pela Prefeitura e pelas entidades representativas da indústria, comércio e de profissionais liberais, e resolveu alterar a classificação da cidade, passando-a à fase amarela.

Dessa forma, a partir da segunda-feira, poderão voltar a abrir os bares, restaurantes, salões de beleza e academias de atividades físicas, obedecidos critérios específicos fixados por decreto estadual.

Os bares e restaurantes poderão funcionar por, no máximo 6 horas por dia, com no máximo 40% da capacidade, guardando distância entre as mesas e desde que atendam em local ao ar livre ou arejados.

As academias poderão funcionar com no máximo 30% de sua capacidade e continuam vetada a frequência por pessoas com mais de 60 anos de idade.

Os salões de beleza só poderão atender uma pessoa por profissional que esteja em atividade, sem espera.

Os shoppings e galerias poderão funcionar durante 6 horas por dia, com no máximo 40% da capacidade.

As igrejas poderão voltar à atividade presencial a partir deste sábado.

TRANSPORTE COLETIVO

Durante a “live”, o secretário de Justiça, Airton Trevisan, respondendo a diversos comentários de internautas relatando superlotação no transporte coletivo, explicou que a administração é obrigada a colocar em circulação quantidade de ônibus compatível com a demanda e que, embora se saiba que há momentos e situações em que são registrados problemas, a circulação de passageiros está abaixo de 50% do normal e que, com 65% da frota circulando, já é suficiente. Disse que, com a abertura maior do comércio, será preciso reforçar, mas que não é possível colocar 100% da frota, porque a demanda não justifica. Como a Prefeitura subsidia parte do valor das passagens, Trevisan argumentou que a gestão poderia ser acusada de improbidade administrativa.

Após sua fala, muitos internautas continuaram comentando que faltam ônibus em muitas linhas.

foto: dadinho de tapioca/Restaurante Pezinho no Nordeste (antigo Compadre)