Seu cachorro te deixa dormir no fim de semana?

 

Muita gente quer dormir até tarde quando chega o final de semana ou feriado e o cachorro, acorda no mesmo horário que está condicionado, não deixando os tutores dormirem.

Laís Cauner, que é comportamentalista canina, adestradora e criadora da loja Eu & Meu Bicho, além de tutora de cinco cães, explica porque isso acontece e dá umas dicas para contornar esse problema ou evitar que ele ocorra.

Cachorro não entende o que é final de semana e feriado e ele é condicionado ao que nós oferecemos durante o nosso dia a dia: de acordar, passear, treinar e comer. Essa rotina influencia muito na qualidade de vida e na educação dos nossos cães, o que o mantém seguro e confiante. 

Geralmente quando temos algum compromisso que nos faz sair do habitual, o ideal é executarmos um bom plano de atividades para que o nosso cão não sofra com nossa ausência ou simplesmente entenda, que ele pode te acompanhar no sono até mais tarde, de um domingo frio e chuvoso.


Eis o segredo: intensificar os exercícios de rotina e passeios e, dificultar a alimentação dos cães através do enriquecimento ambiental oferecendo recompensas diferentes e mais atrativas.

A alimentação é um dos fatores que mais aumentam a energia dos nossos cães (obviamente porque são fontes de energia), mas também, porque instintivamente cachorros têm um disparo de adrenalina para a caça e após conseguirem o alimento, sentem muito prazer e relaxam por cumprirem a tarefa.

Existem várias brincadeiras de enriquecimento ambiental como caça ao tesouro com petiscos, brinquedos ocupacionais que deixarão seu Pet concentrado até conseguir retirar o alimento desse dispenser ou itens próprios para roer por muito tempo: há brinquedos apropriados para isso.
 
Aumente a variedade desses atrativos, com diferentes texturas de alimentos em brinquedos ocupacionais e troque os comedouros por esses objetos recheáveis, deixando-os escondidos dentro de casa, no quintal ou em todos os espaços que seu cachorro circular.

Outro fator indicado é mudarmos de ambiente e traçarmos uma nova rota de passeio, com ruas que o cão ainda não conhece, dar preferência para subidas e descidas que aumentam a dificuldade muscular deles e por fim, recompensá-los, deixando seus pets mais satisfeitos e cansados. Pra quem tem a oportunidade de leva-los a natureza, ofereça um local para que seu cão possa cavar a terra e use brinquedos para interagir mais ainda com ele.

Socialização com outros cães e treinamentos educativos, também são práticas de como melhorar de qualidade de vida, dos tutores e dos cães. 

Lembre-se sempre que quem sofre mais é o cachorro, não você! Os cães nunca tem culpa por apresentarem o comportamento inadequado, seja o de te acordar muito cedo, destruir seu chinelo ou fazer coco no lugar errado. O erro está em negligenciar as atividades que eles necessitam, então programe bem seu final de semana incluindo esse tipo de carinho para seu amigão.