Guarulhos terá 100% da frota de ônibus municipais circulando a partir desta segunda-feira

 

O transporte público coletivo de Guarulhos circulará com 100% da sua frota a partir de segunda-feira (27). A decisão foi anunciada pelo prefeito Guti em live na noite de sexta-feira (24).

A diretora de Transportes, Martha Bitner, estava ao lado do prefeito e confirmou que a retomada é feita de forma automática, pois toda a frota é monitorada por GPS e pode ser acompanhada pelos técnicos da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU). Ela esclareceu que o Município não tem poder de decisão no que diz respeito às linhas de ônibus metropolitanos, cuja gestão é da EMTU, empresa ligada ao governo estadual. Têm havido muitas queixas de demora e superlotação também em relação a essas linhas.

“Já que vamos retomar a gratuidade para os idosos em todos os horários, também vamos ter 100% da frota nas ruas, acompanhando a retomada econômica”, afirmou o prefeito.

Segundo o informe da Prefeitura, Guarulhos estava operando com 75% da frota e levando 5 milhões de passageiros mensalmente, o equivalente a 49% do que era registrado antes do início da pandemia, quando a frota, em sua totalidade, levava mais de 10 milhões de usuários/mês.