Prefeitura lança enquete para saber opinião da população sobre volta às aulas presenciais

 

Buscando ter uma noção aproximada da opinião da população quanto à volta ou não das aulas presenciais na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação lançou um enquete pela internet, para que as pessoas se manifestem.

Para opinar, deve-se acessar o link http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/ e é preciso informar o CPF e mencionar se é aluno ou responsável por alunos, se é servidor municipal ou se faz parte da comunidade em geral.

A informação do CPF é para evitar que a mesma pessoa vote diversas vezes, o que poderia deturpar o resultado.

Por enquanto, há muita insegurança quanto a decidir pelo retorno dos estudantes às salas de aula. Em relação às crianças, que são o público diretamente atendido pela Prefeitura, a principal questão está em avaliar como seria o comportamento delas, tendo de se adaptar a novas normas, como o distanciamento entre elas nas salas, o uso de máscaras, a impossibilidade de compartilhar lanches, entre outros detalhes importantes. Há, ainda, a questão da dificuldade de manter distanciamento no transporte escolar, da mesma forma que, no caso dos adultos e adolescentes, quanto ao uso do transporte coletivo.

Com o resultado da enquete, a administração municipal terá um parâmetro para decidir, embora, por decisão judicial, tenha de seguir os procedimentos que forem adotados pelo Estado quanto à retomada das aulas presenciais, cuja previsão é o início de setembro, mas que, certamente, pode vir a ser alterada, dependendo de como estará a situação da pandemia.