Guarulhos adota uma nova marca turística

 

A Prefeitura de Guarulhos protocolou nesta sexta-feira (7) na Câmara Municipal um projeto de lei que institui a nova marca turística para a cidade, intitulada “Guarulhos: todo mundo passa por aqui”. O projeto deve ser votado na próxima quinta-feira (13) e caso seja aprovado irá à sanção do prefeito Guti. “A proposta prevê a utilização da marca pela administração pública municipal em sentido amplo, seja diretamente em materiais gráficos promocionais da cidade e nos seus equipamentos e atrativos turísticos, ou ainda indiretamente por entes privados que venham a obter direitos para seu uso, o que, se for feito em caráter oneroso, terá sua receita destinada ao Fundo Municipal de Turismo (Fumtur)”, disse o chefe do Executivo. A marca foi criada por iniciativa do Guarulhos Convention & Visitors Bureau e lançada em evento realizado no dia 4 de novembro de 2019 e agora doada à Prefeitura. 

Na quinta-feira (6), no Paço Municipal, Guti recebeu os representantes de entidades de classes que participaram da discussão da nova logomarca de Guarulhos, como ACE, Sincomércio e Asseag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos). “A ACE apoiou o projeto do GRU Convention, pois se trata de uma iniciativa de fomento à permanência de pessoas por aqui. O viés turístico da marca da cidade tem ganhos extras em outras áreas, como a comercial. Quanto mais pessoas na cidade, mais gira a economia local”, afirmou o presidente da ACE, Silvio Alves.

Magda Berberich, diretora da Asseag, afirmou que foi uma honra participar do lançamento da marca, que se deu através de um concurso entre alunos da faculdade de arquitetura do município, que desenvolveram projetos de revitalização do calçadão da rua Dom Pedro lI com o uso da marca Guarulhos, da agência Inspira Design, do publicitário Flávio Cantoni. Para William Paneque, secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, foi fundamental a sensibilidade do prefeito Guti em aprovar a ideia, demonstrando a importância da política pública de estado e não de governo.

O presidente do Sincomércio, Reginaldo Sena, disse que é o início de uma nova história, criada pela sociedade para fortalecer o ambiente do turismo de Guarulhos.