Empresa de Guarulhos doa R$ 1 milhão em produtos de higiene e gera 170 empregos

 


Em 2020 a Gtex Brasil, sediada em Bonsucesso, Guarulhos, completa 47 anos no mercado de higiene e limpeza, oferecendo soluções para famílias de todo o Brasil em cuidados para a casa e para roupas. E o que seria uma comemoração festiva, transformou-se numa grande açõão de responsabilidade social diante da pandemia do novo coronavírus.

Fundada por José Domingues e sua esposa, Neiva Santos, a Gtex, com sua equipe, criou uma atuação baseada em pilares consolidados – feita de dentro para fora, envolvendo cada setor, impactando os colaboradores de todo o grupo –, alcançou primeiramente as comunidades do entorno de cada fábrica e alastrou-se pelas mais diversas regiões do Brasil, alcançando, assim, uma boa parcela da sociedade. E foi por meio de ações de alto impacto social que a Gtex Brasil contabilizou o valor de R$ 1 milhão em doações realizadas entre os meses de abril e julho.

A primeira decisão veio ainda em março, quando foi anunciada a quarentena pelos órgãos municipais e estaduais. A Gtex Brasil prontamente colocou seus colaboradores em home office, garantindo a segurança não só deles, como das suas famílias. A seguir, o grupo antecipou o lançamento do álcool em gel 70° INPM Urca, que tinha previsão de produção e distribuição apenas para o segundo semestre. (Veja no final a linha de produtos da empresa, à venda nos supermercados).

“Tratava-se de uma situação tão atípica que não haveria outra saída senão levar à sociedade produtos que pudessem colaborar para a manutenção de suas vidas. Com isso, fizemos um esforço imenso no sentido de iniciar do zero a produção de álcool em gel, uma categoria que ainda não tínhamos entre nossas linhas”, afirma Talita Santos, diretora executiva da Gtex Brasil. Com o início de uma nova produção, o Grupo abriu vagas, contratando pessoas das comunidades e familiares de seus empregados, além de garantir o abastecimento contínuo dos 220 produtos, tão essenciais para este momento de pandemia.

Novos empregos

Ao todo, foram admitidas 174 pessoas, divididas em cada unidade de negócio do grupo, de acordo com suas respectivas necessidades. Somente em Guarulhos (SP) foram abertos 122 novos postos. Em Itupeva, interior de São Paulo, outros 24 profissionais. Em Paulista (PE), mais 14 vagas. Em Cuiabá (MT), outras 12; e no escritório central no bairro de Santana, São Paulo, dois novos profissionais.



Solidariedade aos mais vulneráveis

Além de lançar produtos, a Gtex Brasil criou uma estratégia de doações de sabões, desinfetantes e dos recém-lançados álcool em gel 70 INPM e álcool líquido 70 INPM, todos da marca Urca, para lares de idosos, comunidades carentes, e famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, desde que a quarentena começou. Ao todo, mais de mais de 120 toneladas foram destinadas aos mais necessitados, de diversas partes do Brasil.

“Selecionamos projetos com atuações próximas de nossas plantas com o objetivo de priorizar o atendimento à comunidade, de forma que isto impactasse as famílias dos nossos colaboradores. Priorizamos asilos e entidades de saúde”, afirma Talita. “Diante de um cenário tão desafiador, no qual as preocupações e os medos vão da saúde à economia, vimos a necessidade não só do lançamento de novos produtos, mas também de como podíamos auxiliar os que não podem adquiri-los, por melhor que seja o custo-benefício”, completa José Domingues, CEO e fundador do Grupo.

E foi por meio da marca Urca que parte das doações chegaram às lives de famosos, como os “arraiás” da Ivete Sangalo e de Michel Teló, com 20 e 10 toneladas de produtos respectivamente. As instituições beneficiadas foram Projeto Axé, Instituto de Cegos da Bahia, Abrigo São Gabriel e Amigos do Bem. Já, a live da dupla Mateus e Cristiano teve mais 6 toneladas de produtos Urca, doados para a Apae de Taquarituba (SP).

Produtos Urca também chegaram aos moradores de rua por meio do projeto BR sem Frio (da ONG SP Invisível), ao projeto Circuito Monumental (da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro). Já para as famílias em situações de risco, as entregas foram ao grupo paulista Gerando Falcões (uma organização social que atua em periferias e favelas). Produtos da marca Ruth, também pertencente ao grupo e com distribuição no estado do Rio de Janeiro, foram direcionados à Mitra Arquidiocesana Santuário Santa Edwiges e para a Associação de Moradores da Barreira do Vasco, que auxiliam famílias de comunidades fluminenses, em São Cristóvão, Mangueira, entre outras.

O Lar de Idosos São Vicente de Paulo, do município de Várzea Grande (MT), recebeu álcool em gel Urca, assim como o Instituto Velho Amigo, de São Paulo (SP).

“Eu, como fundador da Gtex, tenho reafirmado ao fazer cada uma das doações o quanto me sinto orgulhoso em poder ajudar pessoas com os nossos produtos”, diz Domingues. “Quando inauguramos a empresa, há 47 anos, jamais pensávamos que teríamos de passar por uma pandemia e, se podemos dizer que há algo positivo em toda essa tragédia, é que podemos produzir e doar itens tão fundamentais para a proteção de vidas”, finaliza o empresário.

Sobre a Gtex Brasil

A Gtex Brasil é uma empresa 100% nacional, que continuamente vem inovando o mercado de higiene e limpeza, oferecendo soluções para as famílias, com cuidados para a casa e para roupas. Com operações em seis estados, sendo sete plantas e dois grandes Centros de Distribuição, possui 10 marcas, 220 produtos e está presente em mais de 50 mil pontos de venda por todo o país. Além disso, há dois anos abriu escritório em Orlando, na Flórida, e já conta com a distribuição de produtos voltados para o mercado norte-americano. Apoiada em pesquisa e desenvolvimento, com foco em inovação e excelência, a Gtex Brasil vem mantendo a liderança no mercado de saboaria artesanal com coco e alcançando share de 20% do mercado nacional de amaciantes.


Produtos da GTEX



A Gtex Brasil tem produtos que o consumidor encontra em quase todos os supermercados. O portal Click Guarulhos defende que a população local dê preferência aos produtos fabricados na cidade, como forma de gerar empregos e impostos em Guarulhos.
Na unidade local da Gtex, são produzidos o álcool em gel 70 Urca, sabão em pasta das marcas Urca, UFE, Ruth Care, Rio e Cristal; sabão de coco em pó e em pedra das marcas Urca, UFE, Ruth Care e marcas próprias dos supermercados; limpadores perfumados da marca Urca; amaciantes Urca e Ruth Care; desinfetantes Urca e Scarlim; lava roupas Urca, Ruth Care, além de toda a linha de produtos Amazon.

Em outras unidades, a Gtex produz sabão em pó Urca e Baby Soft e tira manchas Urca e Baby Soft, detergente em pó Urca, lava-roupas em pó e líquido Urca, sabão em pasta Urca e Dipol, limpador perfumado Urca, amaciante Urca e Baby Soft, desinfetante Urca, linha coco Urca, amaciante Ruth Care, multiuso Urca e água sanitária Urca.


Para saber mais, acesse: https://www.gtexbrasil.com.br/