domingo, 29 maio 2022
- PUBLICIDADE -

Theatro Municipal de São Paulo exibe concerto de Clara Schumann e ópera Turandot

 

Os próximos dois conteúdos de acervo do Theatro Municipal de São Paulo a serem disponibilizados na internet são um concerto sinfônico e uma montagem lírica. O Reserva Municipal desta sexta-feira, 4 de setembro, é um espetáculo em homenagem às mulheres e o da próxima segunda, dia 7, é a ópera Turandot, de Giacomo Puccini, em montagem de grande produção sob direção cênica de André Heller-Lopes e direção musical de Roberto Minczuk.

No concerto dedicado às mulheres, apresentado em março de 2018, a Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência da maestrina convidada Mônica Vasques, e a solista Cecília Moita, pianista da Orquestra, interpretaram o Concerto para Piano e Orquestra em Lá menor, Op. 7, da compositora alemã Clara Schumann.

De família de músicos e encorajada a compor desde cedo pelo pai, Clara Schumann viu suas primeiras obras serem publicadas quando tinha apenas 12 anos. Aos 13, já era uma pianista internacional. Durante dois anos, dedicou-se na composição de seu Concerto para Piano e Orquestra, que a colocaria entre os virtuosos pianistas-compositores da época.

Em 1834, a obra foi orquestrada pelo compositor Robert Schumann, com quem se casou aos 18 anos de idade. Entre suas composições, destaque também para as canções, peças para piano e para trio, que foram bem recebidas pela comunidade musical por revelarem “a espontaneidade e a sinceridade de sentimento” da alma feminina, segundo o compositor Franz Liszt.

Na segunda-feira, 7, é a vez de ver e rever uma das mais conhecidas óperas do repertório italiano: Turandot, de Giacomo Puccini. Encenada em novembro de 2018, a montagem concebida e dirigida por André Heller-Lopes contou com mais de 170 artistas no palco. A produção teve a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob o comando do maestro Roberto Minczuk, que também assina a direção musical do espetáculo, o Coro Lírico, regido por Mário Zaccaro e o Coral Paulistano da maestrina Naomi Munakata (1955-2020).

A obra de três atos foi ambientada na China, no tempo das fábulas, e recriada sob olhar da Commedia Dell’Arte italiana. A trama, com toques modernos, fala de uma princesa que evita se casar, impondo a todos os seus pretendentes que resolvam três enigmas correndo o risco de perder a sua vida: quem não consegue solucioná-los tem sua cabeça cortada – ao começar a ópera quase 30 príncipes já morreram buscando vencer. Turandot vinga sua ancestral Lou-Ling que foi violentada e morta por um príncipe estrangeiro. Calaf, príncipe estrangeiro, encanta-se pela beleza de Turandot e aceita o desafio. A ópera traz ainda uma das mais doces heroínas de Puccini, a escrava Liù. Apaixonada em segredo por Calaf, ela sacrifica-se por amor, sem revelar o nome de seu amado.

No elenco desta gravação, realizada pela TV Cultura, e agora disponível no canal do Municipal no YouTube, destaque para as solistas: como Turandot, a soprano dramática norte-americana Elizabeth Blancke-Biggs, que fazia a sua estreia em São Paulo à época após elogiadas apresentações em outros países da América Latina; o tenor canadense David Pomeroy, que se apresentava pela primeira vez na América do Sul, interpretando Calaf; e ainda a soprano brasileira radicada na Europa Gabriella Pace no papel de Liù; e o baixo Luiz-Ottavio Faria em Timur.

Completam a lista, o barítono Vinícius Atique e os tenores Geilson Santos e Giovanni Tristacci, responsáveis pelos três ministros, Ping, Pang e Pong, respectivamente, e o barítono David Marcondes no papel de Mandarim.

+ Municipal Online

Enquanto o Theatro Municipal de São Paulo segue fechado por determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus, o território digital é o novo palco. Quem acessa as redes sociais do Theatro pode conferir apresentações de performances de câmara, a íntegra de espetáculos apresentados no palco do Municipal e ainda aproveitar os cursos livres, as gravações solo em versões reduzidas para piano e acompanhar as lives com profissionais do Theatro. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas páginas do Theatro no Instagram, Facebook ou YouTube.

No canal de vídeos, em especial, o espectador pode assistir às óperas RigolettoO Barbeiro de SevilhaO Cavaleiro da Rosa A Viúva Alegre, ver ou rever os espetáculos do Balé da Cidade em A Biblioteca de Babel e A Sagração da Primavera e curtir dezenas de concertos sinfônicos como a série Beethoven Total, com a Orquestra Sinfônica Municipal interpretando as nove sinfonias do compositor alemão.

E o último episódio do Podcast Theatro Municipal está no ar. Para falar da ópera O Guarani, que em 2020 completa 150 anos, a apresentadora Ligiana Costa recebe os musicólogos brasileiros Maria Alice Volpe e Lutero Rodrigues, o italiano Emilio Sala, professor da Universidade de Milão, o historiador Casé Angatu Xukuru Tupinambá e os diretores cênicos Walter Neiva e Marco Antonio Rodrigues.

Baseada no romance indianista de José de Alencar, a obra estreou no Teatro Scala de Milão, em 1870, e conta uma história de amor e o massacre dos índios Aymorés no Brasil Colônia. O episódio é dedicado à obra do compositor brasileiro Carlos Gomes, que também será tema do próximo podcast do Theatro Municipal de São Paulo. O conteúdo está disponível nas plataformas de streaming.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,574SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Curso de fabricação de bombons finos tem 16 vagas abertas

A Prefeitura de Guarulhos receberá até sexta-feira (27) as inscrições para 16 vagas do curso de fabricação de bombons finos. Os interessados devem entrar...

Termina hoje prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O pagamento da...

Prefeitura presta esclarecimentos sobre a nova lei do transporte público

A Prefeitura de Guarulhos responde abaixo as principais dúvidas da população sobre a lei 8.013, que trata da organização dos serviços do sistema de...

Anvisa pede uso de máscara para adiar chegada da varíola dos macacos

Diante do aumento no número de casos da varíola de macaco, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota reforçando a necessidade de...

Programa Mais Futuro oferece aulas de judô no CEU Cumbica

Uma modalidade que auxilia no equilíbrio, na flexibilidade, na velocidade, na agilidade, na força, na resistência e também contribui para o desenvolvimento intelectual e...
- PUBLICIDADE -