domingo, 5 dezembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADANIAFundação Pró-Sangue pede que doadores compareçam a postos de coleta

Fundação Pró-Sangue pede que doadores compareçam a postos de coleta

A Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, está operando com estoque baixo e pede que doadores de sangue façam agendamento e compareçam com urgência a um posto de coleta.

A instituição está trabalhando com 40% das bolsas de sangue necessárias para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana do estado de São Paulo. Os sangues do tipo O+ e O- são os mais necessários, já que o estoque existente é suficiente para menos de um dia. Já os tipos A-, B+ e B- são suficientes para um dia e o tipo A+ é suficiente para dois dias.

De acordo com a Fundação Pró-Sangue, por conta da pandemia da covid-19 e do tempo mais frio, a doação de sangue registrou forte queda nas últimas semanas. A instituição faz um apelo para que os doadores compareçam ainda esta semana a um posto de coleta.

“A fundação está muito preocupada com a situação, pois as cirurgias eletivas foram retomadas e a demanda de sangue tem aumentando gradativamente ao longo das últimas semanas”, diz, em nota.

A Fundação Pró-Sangue afirma que a doação é segura e os postos de coleta não oferecem riscos aos doadores, já que estão sendo adotadas medidas de cautela para preservar as pessoas. Para doar é preciso fazer o agendamento pela internet.

Critérios

Doadores no centro de coleta da Fundação Pró-Sangue Hemocentro São Paulo
Centro de coleta da Fundação Pró-Sangue, em São Paulo – Rovena Rosa/Arquivo Agência Brasil

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas, por 12 horas. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

“Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram algum contato com a doença. No site da Pró-Sangue é possível se informar das condições para doação em relação a essa infecção”.

Para verificar horário de funcionamento dos postos de coleta basta consultar o site da fundação ou ligar para o Alô Pró-Sangue no (11) 4573-7800.

*Com informações da Agência Brasil

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,497SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Mais de 470 mil estudantes da rede estadual participam da Avaliação de Fluência Leitora

Com participação expressiva, a Avaliação de Fluência Leitora, encerrada no último dia 30, contou com a participação de mais de 470 mil estudantes da...

Guarulhos recebe primeira ambulância veterinária para atender cães e gatos

A Prefeitura de Guarulhos recebeu nesta segunda-feira (29) a primeira ambulância veterinária da história do município. O veículo foi entregue pelo prefeito Guti ao secretário...

Ponte Grande deverá receber campo de futebol como compensação por projeto ambiental

A Ponte Grande deverá receber um campo de futebol como compensação pela implantação no bairro de uma Unidade de Recuperação da Qualidade (URQ) da...

Condemat discute em Guarulhos proposta de Plano Regional de Habitação de Interesse Social

A Câmara Técnica de Habitação do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) discutiu nesta quinta-feira (2) em Guarulhos, no Adamastor, a proposta...

CPB lança exposição dos Jogos de Tóquio em metrô de SP para celebrar Dia...

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lança nesta sexta-feira, 3, uma exposição de fotos dos Jogos Paralímpicos de Tóquio no Espaço Cultural CLI 2 da estação Clínicas,...